terça-feira, 26 de junho de 2012

Comissão do Plano Nacional aprova 10% do PIB para a educação

Texto precisa ser aprovado no Senado; atualmente país aplica 5% do PIB.
MEC diz que novo índice vai exigir uma 'tarefa política difícil'.

Do G1, em São Paulo

A comissão especial do Plano Nacional de Educação (PNE) aprovou na noite desta terça-feira (26), na Câmara dos Deputados, a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em políticas de educação ao longo de dez anos, ou seja, até 2020 quando termina a vigência do plano.
A proposta aprovada diz ainda que até chegar aos 10%, a aplicação deve ser no mínimo de 7% do PIB. Hoje o país aplica 5,1% do PIB no setor, incluindo recursos da União, dos estados e municípios. Para vigorar, o texto ainda precisa ser aprovado pelo Senado.
Em nota, o Ministério da Educação afirma que para se chegar aos 10% do PIB será necessário uma  "tarefa política difícil". Segundo a nota, a proposta aprovada pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa o PNE equivale, na prática, ao longo da década, a dobrar em termos reais os recursos para a educação nos orçamentos das prefeituras, dos governos estaduais e do governo federal.
“Em termos de governo federal equivale a colocar um MEC dentro do MEC, ou seja, tirar R$ 85 bilhões de outros ministérios para a Educação. É uma tarefa política difícil de ser executada”, explicou o ministro Aloizio Mercadante.
O Ministério da Educação vai estudar as repercussões e as implicações da decisão e vai aguardar ainda a tramitação no Senado Federal.

Salários dos professores
Ainda nesta terça foi aprovada a meta de equiparação do salário dos professores ao rendimento dos profissionais de escolaridade equivalente. O relatório do deputado Angelo Vanhoni (PT) previa a equiparação até o final da vigência do plano, que é de dez anos. A proposta, no entanto, estabelece a equiparação até o final do sexto ano do PNE.
O Plano Nacional de Educação está em análise na Câmara desde o final de 2010 e define diretrizes para a educação brasileira na próxima década, por meio de 20 metas. Elaborado a partir de 2.906 emendas apresentadas por parlamentares e entidades da sociedade civil, o relatório foi feito a partir do projeto de lei feito pelo Ministério da Educação e enviado ao Congresso pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro de 2010.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Acabem com os subsídios aos combustíveis fósseis - assine a petição

Caros amigos,




Mais de um milhão de pessoas pediram aos líderes mundiais que acabassem com os subsídios aos combustíveis fósseis na Rio+20, mas, até agora, nossos líderes fracassaram em ouvir nosso apelo. Agora, a única chance que temos de salvar as negociações de um desastre está nas mãos da presidenta Dilma -- assine essa petição urgente pedindo que ela seja uma heroína do clima e acabe com os pagamentos poluidores!


Sign the petition
Mais de um milhão de pessoas pediram aos líderes mundiais que acabassem com os subsídios aos combustíveis fósseis na Rio+20 – uma medida óbvia que poderia reinvestir um trilhão de dólares em impostos, que atualmente são repassados para grandes empresas petrolíferas, em energia verde. Mas eles se recusaram a atender esse pedido, mesmo com o apoio da UE, os EUA e da maioria dos países do G20! As negociações terminam em 48 horas. Agora é a nossa chance de salvar a Conferência e o futuro do planeta.

A presidenta Dilma é a anfitriã do encontro e tem o poder de reabrir a discussão e exigir um cronograma para acabar com esses subsídios poluidores, mas ela está pensando em se esquivar com um texto vago apresentado por uma equipe de burocratas. Nós podemos impedir o Brasil de seguir por este triste caminho.

Dilma tem 2 dias para emergir como uma líder global nas discussões sobre mudanças climáticas. Assine esta petição urgente agora e encaminhe para todos – quando tivermos 500.000 assinaturas, a Avaaz irá entregá-la diretamente às mãos de Dilma e publicar um anúncio publicitário impactante no Financial Times:

http://www.avaaz.org/po/save_rio_save_the_planet/?bKklPab&v=15390

Nas últimas 2 semanas já fizemos grandes avanços para o fim dos subsídios aos combustíveis fósseis. Juntos:
  • Abrimos uma nota gigante de um trilhão de dólares com os nossos amigos da 350 nas praias do Rio de Janeiro e em Los Cabos (México), que atraíram a atenção da grande mídia em todo o mundo e construímos uma mensagem poderosa de 1 milhão de vozes para acabar com os subsídios poluidores. Trillion dollar bill image
  • Entregamos uma petição com mais de 750.000 assinaturas diretamente ao primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, e ao chefe das negociações mexicano do encontro do G20.
  • Fizemos a diferença na votação aberta da pesquisa de opinião da ONU, e tornamos o tema dos subsídios aos combustíveis fósseis a prioridade número um para a Rio+20. Vencemos a votação com 66% dos votos!
  • Lotamos as caixas de mensagens dos ministros do meio ambiente do México e Nova Zelândia com e-mails, pedindo que eles façam pressão para o fim dos pagamentos feitos aos poluidores.
  • E nossa equipe no Rio e em Los Cabos trabalhou incansavelmente fazendo lobby com políticos participando em dezenas de encontros com oficiais de países-chave.
O palco está montado e a presidenta Dilma tem consigo a solução perfeita para mudar o rumo das conversas: um fim claro e oportuno dos subsídios aos combustíveis fósseis. Temos apenas 48 horas para dar o empurrão final e cobrar uma atitude concreta -- clique abaixo e assine:

http://www.avaaz.org/po/save_rio_save_the_planet/?bKklPab&v=15390

O movimento pelo fim dos subsídios aos combustíveis fósseis está em um momento decisivo. Mais de 1 milhão de nós assinamos petições clamando por ação. Pessoas de todos os cantos, do Rio à Deli, de Londres à Sydney. Ao chegarmos nas vésperas do final da Rio+20, vamos continuar a pressão até que alcancemos a vitória!

Com esperança,

Maik, Iain, Antonia, Jamie, Emma, Ricken, Diego, Pedro e toda a equipe da Avaaz

sexta-feira, 8 de junho de 2012

9ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS DA DIOCESE DE ILHÉUS - HÁ QUE SE CUIDAR DA VIDA.

No próximo domingo, dia 10 de junho, acontecerá em Itacaré-BA, a 9ª Romaria da Terra e das Águas, promovida pela reunião de CEBs da Diocese de Ilhéus. Abaixo, leia a carta aberta destinada a toda população, um conclame para que todos participem desse evento, na busca pelo fortalecimento do grito de preservação não apenas da natureza, mas de toda a vida no planeta terra.

Romeiros e Romeiras das terras e das águas venham celebrar conosco!

Romaria é um movimento de forte expressão popular que tem como objetivo denunciar as situações de degradação do meio ambiente, da terra e da água. A Romaria é uma manifestação, uma luta em defesa da natureza e serve para mostrar a verdadeira realidade do homem do campo e das terras do nosso planeta.
A 9ª Romaria da Terra e da Água será uma grande expressão de nossa fé no Deus da vida e uma grande revelação da preocupação dos homens e mulheres da Diocese de Ilhéus com a vida do Planeta Terra, nossa casa comum.
Em sua 9ª edição, o evento representa um momento de oração e reflexão acerca dos problemas sociais enfrentados atualmente, pois denuncia, reflete e vem nos levar para um novo caminho de desenvolvimento onde a pessoa humana, nossas florestas e nossos mananciais são colocados como objetivos centrais do desenvolvimento.
A Romaria da Terra e da Água é momento de celebração, fé, clamor, anuncio, denúncia e posicionamento sobre os conflitos que envolvem os irmãos e irmãs do campo e da cidade.
Fiéis ao Deus dos pobres, escutando o clamor da mãe terra, dos seus filhos e filhas, queremos celebrar a resistência e o protagonismo dos povos e das comunidades atingidas pelos sistemas de morte, no campo e na cidade.
A Romaria da Terra e da Água é uma realização da articulação de CEBs da Diocese de Ilhéus, com foco na ação evangelizadora da Igreja. Ela representa a animação da fé e vai na trilha da questão social, na luta pela terra e água, com uma grande mística do povo de Deus.
A Romaria da Terra e da Água além da celebração e partilha é um espaço de encontro das pessoas, espaço de fortalecimento da fé, na fé do Deus da vida.
A 9ª Romaria da Terra e da Água é uma das vozes da profecia, denunciando todas as formas de destruição do planeta e anunciando a possibilidade de desenvolver a ética do cuidado e salvar as vidas ameaçadas.
Esta romaria, com o tema: “Há que se cuidar da vida" quer, como todas as outras, nos chamar a atenção para a arte do cuidado. O planeta, nossa casa comum, é o único lugar que temos para morar. Cuidar desta casa é reconhecer a importância de toda criação. "Todo ser que vive merece viver" (L. Boff). Por isso, cuidemos do planeta, não porque o ser humano precisa dele para viver, mas porque toda criação, todas as formas de vida, têm direito a viver dignamente.
Das entranhas da humanidade saem gritos de dor. Saem também gritos de esperança. Dores de parto anunciam sinais de vida. Escutar os gritos da terra e das filhas e filhos da terra nos faz dizer como o poeta: "Há que se cuidar da vida!"
Vamos nos encontrar e celebrar! Vamos confirmar nosso compromisso de lutar para que a vida do planeta não seja destruída.
Que esta romaria fortaleça a nossa profecia, na denúncia de tudo o que fere a vida da terra e das filhas e filhos da terra; fortaleça o anúncio de uma terra sem males, onde a vida tem sempre a última palavra.
Que sejamos artistas da recriação da vida, desenhando com práticas concretas, outro mundo possível.
Rumo a 9ª Romaria da Terra e das Águas da Diocese de Ilhéus! Uma caminhada de libertação dos sistemas que destroem a terra.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Maik & Erick / Pai & Filho

O meu filho tem aquele olhar envolvente, ávido, curioso, cheio de esperança. Olhar nos olhos dele é como imediatamente apertar o botão que sobe de um elevador que nunca desce, é rever desejos, vontade, é desistir de querer desistir ou estagnar. É querer ir mais longe, sempre mais longe, por ele, por mim.
O meu filho tem aquele sorriso de luz, sincero, cheio de significados, onde é perceptível a alegria de um encontro, de uma companhia, da relação pai/filho. Um sorriso que  faz esquecer os compromissos, por maiores que sejam, que faz abrir mão de ir, de vir, de ficar, de querer, de planejar, economizar. É como uma chave mestra, que abre todos os caminhos, ainda que relutantemente não queira caminhar por alguns deles.
O meu filho tem aquela voz pueril, infantil, mas convincente como o voo de um águia, altaneiro, robusto, imperativo. O meu filho pensa e fala de modo surpreendente, inteligente, crítico, isso mesmo, crítico como tantos deveriam ser. O meu filho não desiste fácil, deseja sempre ir além, além do óbvio, além da própria condição de vida, além de tudo que represente um mínimo obstáculo. O meu filho não poderia ter outro nome, senão Erick, um nome representativo, um nome significativo, pela própria desenvoltura que o portador do nome possui. Nasceu para voar alto, seguir em frente, ir além. Nasceu para me refazer enquanto homem, enquanto indivíduo real, limitado, que precisava e precisa romper as muralhas que foram erguidas na vida, por tudo que é circunstancial, institucional, pensado e vivido.
O meu filho é Erick, razão maior da minha condição de viver, essência da minha reconstrução. O significado de mundo e existência humana que eu precisava para entender a vida como nunca pude imaginar.

Erick Silva, eu amo você!

Seu pai,

Maik Oliveira

sexta-feira, 1 de junho de 2012

O sonho dos países dominantes é o Brasil mal educado

A educação no Brasil sempre foi o "calcanhar de Aquilis" do desenvolvimento do país. O que nos deixa aborrecidos é que, embora toda a sociedade saiba que esse é o grande problema que trava o crescimento brasileiro, há, por parte dos variados setores que cuidam da administração do país, um comportamento passivo diante da situação que a educação se encontra. O país vive um momento interessante quando o que se observa é o desenvolvimento econômico, por outro lado, não se sabe (ou se sabe) é como o Brasil continuará nesta crescente e consolidará sua posição de país desenvolvido se ao observar a maneira como é conduzida a educação, não temos condições alguma de alimentar qualquer esperança. Sabemos, temos certeza que organismos internacionais pressionam o governo brasileiro para que este maqueie os números da educação, para isto, a administração pública corre contra o tempo para que todas as crianças, adolescentes e jovens estejam na escola, porém, sem se preocupar com a qualidade da educação ofertada, com a capacitação e valorização dos profissionais da educação, tudo isto para satisfazer as exigências de setores econômicos mundiais, que para mim e vários outros que estão atentos, tem um objetivo muito claro: não permitir que a sociedade brasileira cresça em cultura, promovendo o conhecimento e desenvolvimento de novas tecnologias e por conseguinte promova mais uma revolução na economia mundial como é o caso da China. Falando nisso observem: o país ocidental tem problemas que o Brasil não tem, se não vejam: apesar de seu vasto território, boa parte é infértil, e, portanto, inprodutivo, é um país que depende das importações de matérias prima, pois produz quase nada nesse setor da economia, portanto esta dependência, permite-nos pensar em uma condição de insegurança frente às frequentes oscilações do mercado internacional. Possui uma população gigantesca, mais de 1 bilhão de habitantes, se de um lado propicia a grande oferta de mão de obra, a custo da saúde e bem-estar do seu povo, por outro lado, exige grande número de importações para alimentar e atender as diversas demandas dos seus cidadãos, o que força os setores da economia chinesa enfrentarem o desafio de estar em constante busca de equilibrar sua balança (gangorra) comercial, pois todos sabem, exportar mais do que importar é pré-requisito para quem quer se manter no topo. O Brasil, portanto, vive condição diversas vezes melhor que a China quando observamos as condições estruturais, observem: enquanto o mundo vive em pé de guerra por causa do petróleo, nosso país já se encontra em condição de auto suficiência. Na produção de alimentos atingiu o pantamar de ser o maior produtor e exportador de grãos do mundo, o maior exportador de carne, está entre os dez maiores produtores de frutas do mundo. As terras brasileiras, apesar de a sua maior parte se encontrar nas mãos de latifundiários, o que sempre foi  um descalabro inaceitável tanto na velha como na atual conjuntura, esperamos que a reforma agrária conserte isso, coisa demorada, apesar da legítima luta do MST, são terras com condições naturais de produzir em quase toda a sua extensão. Ainda possui a maior reserva florestal do planeta, a Floresta Amazônica. Possui uma costa marítima rica em peixes e diversos frutos do mar, por último, como diz o meu amigo Humberto, "mas não menos importante" e também para não alongar mais o texto, pois são inúmeras vantagens em relação aos chineses, possui um solo riquíssimo em minérios importantes, condições extremamente favoráveis para a produção de produtos e portanto, alta possibilidade de agregar valor ao que produz. Mas porque isto não acontece? A nossa desvantagem é o Brasil não investir devidamente em educação, nosso povo ainda aparece nas estatísticas mundiais como principais consumidores de produtos fabricados em diversos países do mundo, inclusive China e os Estados Unidos e pasmem, produzidos na maioria das vezes com nossa matéria prima, sim, exportamos tonelas de minério de ferro para a China, Europa e os Estados Unidos a preço de banana e recebemos deles porcarias que valem o olho da cara, um absurdo!
O Senador Cristovam Buarque disse nesta sexta feira (01/06) que se o país pensa em consolidar sua posição de pais desenvolvido precisa investir na educação de base e diz mais: "diante da grande necessidade de priorizar nosso sistema educacional, o que estamos fazendo? Nada"  e conclui: "estamos apenas enganando com medidazinhas que não levam a nada". É exatamente assim que os países dominantes querem, eles sabem o que temos, sabem que somos um povo capaz, sabem, que podemos, com as condições naturais que nosso país possui, se bem preparados diante de um mundo falido em recursos naturais, sermos o país mais poderoso do mundo ou próximo disso, e é claro, eles não querem perder o posto, a condição de dar as cartas! Por isso contam com a inércia, a passividade e a omissão dos nossos governantes para continuarmos à margem no mundo globalizado e capitalista e qual é o caminho para isso! Comprometem a formação educacional do povo brasileiro, geração após geração. Assim, se acordarmos o mais rápido possível deste desgraçado sono, demoraremos ainda algumas gerações para recuperar o tempo perdido! Mas é chegada a hora de mudar este quadro, urge mudarmos o curso da nossa história. Urge combatermos a corrupção, as injustiças, a desigualdade social que se materializa e se reproduz toda vez que o estudante chega no colégio e não tem professor, quando o professor de uma disciplina ensina outra da qual não tem formação, quando o colégio mais parece uma prisão do que um lugar de aprender e ser feliz, quando os recursos que deveriam ser destinados para a merenda e o transporte escolar vai parar no bolso dos contraventores e sua quadrilha da qual participam senadores, governadores, juízes. Precisamos acabar com essa farra e não pensemos que é impossível, claro que é possível, e o povo brasileiro precisa tomar consciência disto e agir, em cada Estado, em cada cidade, em cada bairro, em cada rua, em cada lar...em cada escola! O Brasil é nosso e o povo brasileiro merece viver melhor. Educação de qualidade, formação crítica e desenvolvimento com responsabilidade e sustentabilidade já!!!

O ensino de sociologia reservado para licenciados em ciências sociais, sociologia e política

Enviado por:
Ricardo Antunes de Abreu - Presidente da FNS
Colaboração:
Professor Elias Lins Guimarães - PROGRAD/UESC

Algo que sempre povoou a mente do estudante de Ciências Sociais, especialmente aos que optaram pela licenciatura, foi o problema concernente ao emprego de professor de sociologia, uma vez que, a maioria das vagas de professor dessa área, é ocupado por professores de outras áreas, que obviamente não tem a especifidade da disciplina e que, portanto, acaba ocupando a vaga do profissional da área. No entanto há outro problema. Quando foi votado a obrigatoriedade da disciplina no ensino médio, não se observou a escassez desse profissional no mercado, isto levou a situação citada acima. Há nas escolas públicas de todo o país, profissionais como pedagogos, historiadores, geógrafos, gente de toda a área de humanas dando aula de sociologia, o que não se vê, é sociólogo atuando. A Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por exemplo, no último concurso para professores, abriu apenas 2 vagas para Itabuna, sendo que ninguém foi aprovado. Nas cidades de Itabuna e Ilhéus, há apenas, pelo que se sabe, 2 professores com formação específica atuando na área, e isso é um problema para a disciplina, nova no pedaço, pelo menos para a nova geração de alunos. Mas há uma luz no fim do túnel, o professor Elias me repassou um e-mail enviado pelo pessoal da FNS de um Projeto de Lei, autoria do deputado Chico Alencar do PSOL,  que agora tramita no Congresso Nacional que poderá rever esta situação, leia abaixo:

PL 1446/2011 – Que transforma o licenciado em ciências sociais em sociólogo e reserva o ensino de sociologia para os licenciados em ciências sociais, sociologia e política

 
PROJETO DE LEI No 1.446, DE 2011 Altera a Lei nº 6.888, de 10 de dezembro de 1980.  Autor: Deputado CHICO ALENCAR  Relatora: Deputada ROSANE FERREIRA  I - RELATÓRIO O projeto de lei em exame, de autoria do Deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), pretende alterar a lei que dispõe sobre o exercício da profissão de sociólogo (Lei nº 6.888/80), para garantir que o ensino de Sociologia seja apenas ministrado por profissionais habilitados, nos termos da legislação em vigor. Para tanto, prevê que somente poderão ministrar aulas de Sociologia os licenciados em Sociologia, Sociologia e Política ou Ciências Sociais, com licenciatura plena obtida em estabelecimento de ensino superior, oficial e reconhecido. Assim, fica garantida a competência para o exercício do magistério - ensino de Sociologia - aos profissionais acima referidos.
O autor da proposição faz a seguinte consideração preliminar em sua justificativa: “Este projeto foi originalmente apresentado pelo Deputado Mario Heringer (PDT/MG), em março de 2009 (PL 4781/2009), e foi arquivado no início de 2011 em razão da mudança de legislatura, sem sua apreciação pelas comissões respectivas. Dados os nobres propósitos do projeto, estou reapresentando-o, de modo a permitir a sua discussão pelo Parlamento”. E acrescenta: “O exercício da profissão de Sociólogo foi regulamentado no Brasil no ano de 1980, por meio da Lei nº 6.888. De acordo com esse diploma legal, uma das competências do sociólogo é o ensino de Sociologia geral ou especial nos estabelecimentos de ensino. Como a lei não previu ao sociólogo exclusividade na competência do magistério das disciplinas de Sociologia ocorre que, tanto no ensino médio como no ensino superior, os sociólogos vêm gradativamente perdendo a cátedra de Sociologia para profissionais de outras áreas sem a devida formação na matéria”.

Conforme dispõe o art. 24 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, a matéria foi distribuída para as Comissões de Educação e Cultura (CEC) e de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC). Na Comissão de Educação e Cultura não foram oferecidas emendas no prazo regimental. Cabe à Comissão de Educação e Cultura examinar o mérito educacional da matéria, para o qual fui designada relatora. É o relatório. II - VOTO DA RELATORA Após os anos de exceção vividos durante o regime militar (1964-1985), em que a juventude brasileira se viu privada, nos bancos escolares, do ensino de duas das mais importantes disciplinas para sua formação cidadã, eis que foi promulgada a Lei nº 11.684, de 2008, que promoveu o retorno da Filosofia e da Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio.
A alteração proposta pela presente proposição visa atribuir competência exclusiva ao sociólogo na atividade de docência da Sociologia, de modo a evitar que profissionais de outras áreas assumam cátedras que devem ser ocupadas pelo sociólogo. Assim, assegura-se o direito de quem é portador de licenciatura plena em Sociologia para o exercício do magistério em nível médio e nas instituições de ensino superior, além de promover a tão desejada qualidade do ensino em nossas escolas. Concordamos plenamente com o autor da matéria ao mencionar que, por possuir uma formação mínima de quatro anos especificamente dedicados às Ciências Sociais, o professor mais adequado para o ensino da Sociologia não pode ser outro senão o próprio sociólogo, com licenciatura plena. Vale ressaltar que essa posição está de acordo com os preceitos legais vigentes, estabelecidos pela atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), que determina: “Art.  61 Parágrafo único. A formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, terá como fundamentos: I - a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho; Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação,..”.
No entanto, considero, após ouvir as ponderações de meus Pares nesta Comissão, que é preciso dar um prazo mínimo para que os respectivos sistemas de ensino dos estados e municípios possam se adequar às mudanças introduzidas pela Lei, sobretudo porque muitas escolas de ensino médio ainda não dispõem de professores qualificados e habilitados ao exercício do magistério em Sociologia. Neste sentido, apresentamos o substitutivo anexo, em que propomos o prazo de 5 (cinco) anos para que os sistemas de ensino implantem as mudanças decorrentes desta Lei, incluída a necessária e adequada formação dos respectivos professores para atuarem, em número suficiente, no ensino de Sociologia.

Face ao exposto, manifesto-me pela aprovação da matéria, nos termos do substitutivo anexo.
Sala da Comissão, em 7 de novembro de 2011.

Deputada
ROSANE FERREIRA - Relatora

terça-feira, 22 de maio de 2012

Um recado aos diletos colegas do curso de Farmácia da UNIME/FACSUL Itabuna

Protesto promovido por alunos do curso de Farmácia
da Unime/Facsul - Itabuna
Foto extraída do blog Pimenta na Muqueca.
Li a matéria e os comentários sobre o protesto dos colegas do curso de Farmácia da UNIME/FACSUL de Itabuna, no blog Pimenta na Muqueca e não podia deixar de comentar, por favor, permitam-me. A faculdade é acusada de administrar irresponsavelmente um curso tão importante para a sociedade como é o de Farmácia, o professor é acusado de reprovar e aprovar indevidamente, de ensinar o que não sabe; que é pseudo educador, que não cumpre ou cumpre superficialmente o seu papel. Li sobre colegas que se digladiam, sem entender a lógica, é a união deles que poderá fazer a diferença no curso, até mesmo diante de uma sociedade que precisa acreditar no profissional que a atende. Fico a perguntar, como distribuir a culpa? Seria, caso seja verdade, da faculdade que não é fiscalizada e vai "empurrando com a barriga" uma situação que é preocupante? Seria do professor, que talvez ávido por um ganho a mais se submete a uma situação de risco para ele mesmo e para o curso sem se importar com as consequências da ausência de especificidade disciplinar? Seria do aluno que talvez por falta de  comprometimento e inabilidade demonstrada até ao escrever um comentário em blog popular? Afinal de quem é a maior e de quem é a menor parcela da culpa? Se pudermos resolver a questão assim! Li todos os comentários ali inseridos, primeiro pelo interesse que tenho no assunto - educação, e depois, ávido para ver se alguém tocaria no ponto chave, entristecido, não li nenhum que realmente abordasse o tema de forma a tocar nas principais causas. Meus amigos! Desde que o governo brasileiro, antes mesmo da Constituição de 1988, deu abertura para que o ensino deixasse de ser administrado unicamente pelo setor público, possibilitou que instituições privadas, inclusive algumas patrocinadas com dinheiro público, assumissem uma responsabilidade que deveria ser do governo, como acontece nos países "desenvolvidos". A partir daí, e com a crescente necessidade do poder público de apresentar a órgãos internacionais como o FMI, números favoráveis ao nível de escolaridade do povo brasileiro, para conseguir mais dinheiro estrangeiro, pois esta é uma das condições impostas pelos referidos órgãos para emprestar dinheiro aos países subdesenvolvidos, foi que tudo começou. As faculdades particulares (algumas de boa qualidade) tomaram conta do país e tornaram-se parceiras do governo na "profissionalização" dos "brazucas", sim, pois o que conhecemos no país, não é uma educação para a vida, como demonstra os comentários daquela reportagem, mas uma educação apenas tecnicista, onde se prepara mão de obra, às vezes de péssima qualidade para atuar nas frentes de trabalho, atendendo as demandas imediatas da sociedade, numa sociedade que sofre com médicos, enfermeiros e farmacêuticos que ao invés de tratar, matam. Engenheiros que ao invés de construir, derrubam. Advogados que ao invés de defender, condenam. Policiais que ao invés de proteger e promover a segurança causam pavor e medo. Professores que ao invés de ensinar e mediar o saber, transformam informação em desinformação, e por aí vai. Uma nação de guerreiros inglórios, desavisados, não críticos, que não conseguem ver, estão cegos! Pois é assim que o poder quer, é para isso que são ensinados! É a glória do Estado neoliberal! Eles estão conseguindo! E nós, estamos achando tudo bom, até elogiamos as suas invenções, como o sistema particular de ensino, as EaD's, as privatizações, os cursos de habilitação em várias áreas em apenas 20h., vejam só! Os malabarismos criminosos do governo para zerar a repetência de nossos juvenis e adolescentes, passam-se de qualquer jeito, tem a prova, a recuperação paralela, a ressignificação (esse nome por sinal, um neologismo), o conselho de classe e ai do colégio que reprovar! E a sociedade morre, a esperança morre, o futuro padece e o "mundo desenvolvido" nos escraviza! Afinal eles têm a tecnologia, têm o conhecimento, e isso é poder! Estamos vivendo um novo processo de colonização. Não criamos nada, não produzimos conhecimento, compramos tudo: a roupa, o celular, o carro, a Tv, o tênis, o computador, tudo deles! Trocamos por nada, entregamos a vida, o futuro, o desenvolvimento, a consciência. Como faziam os índios, trocando ouro por um pedaço de espelho. Continuamos depois de 512 anos, sendo os "bobos da corte" preferidos! Vejam só! Que pena! Reféns em nosso próprio domínio!Mas há esperança em nós, a máxima "cada um por si" acaba sendo válida nesse contexto, façamos nossa educação! Lancemos mão do que está ao nosso dispor e façamos isso com qualidade, para suprir a ausência de compromisso de quem deveria cuidar bem da nação!

sábado, 5 de maio de 2012

E a escola hein?!

Por Maik Oliveira

E a escola do decoreba e não do compreender, apreender. A escola da reprodução e não do produzir, que não busca o novo, que não entende o fatos de fato. A escola da prova objetiva que não informa mas que apenas ensina a arriscar, que não dá a certeza. A escola que ignora a subejtividade, as necessidades individuais, a história de cada um. A escola da interdisciplinaridade que nivela por baixo, que joga para baixo, que não dá ao estudante o direito de mostrar a afinidade. A escola do professor de exatas que ensina humanas, do professor de humanas que ensina exatas. A escola que foge da especificidade, da disciplina exata, da formação legítima, do educador específico. A escola  vertical, que verticaliza o saber, que treina e não ensina, a escola que produz enganados, submersos na superficialidade. A escola que é o futuro de um país apenas superficial, onde o médico mata, o engenheiro destrói, o psicólogo não entende, do político imoral, amoral. E o professor? Bom, o professor que tinha que ser bom, mas o país...a educação do país, no país, pendura, agrega, absorve, esfacela os capitais financeiro e intelectual, que desvaloriza aquele que detém os intrumentos da transformação, da emancipação, e constrói com lápis, cadernos, livros e borrachas, sua própria mediocridade!


segunda-feira, 23 de abril de 2012

QUE COVARDIA!!!

Antes um rio, hoje um cemitério de peixes!
Uma tragédia há muito anunciada se concretiza na nossa região! Nesta segunda (23) quando me dirigia para o colégio onde atuo como professor, ao atravessar a ponte de pedestres, conhecida como Ponte Velha do Conceição, me deparei com uma cena triste! Centenas de milhares de peixes mortos, aglomerados sob a referida ponte. Um rio de  tilápias, tucunarés, berés, piabas, entre outras espécies, de vários tamanhos, que não suportaram o envenenamento do Rio Cachoeira, vítimas do descaso, da insensibilidade, do desamor. Para quem desce para  ver de perto o cemitério a céu aberto de peixes, o mal cheiro chega a ser em alguns pontos insuportável. Dois rapazes com um balde, tentam desesperadamente salvar alguns poucos que ainda agonizam na água fétida e escura do rio, colocando-os em outro filete de água um pouco mais limpa, apenas prolongando um pouco a vida das inocentes criaturas!
Moradores tentam desesperadamente salvar alguns peixes
Fiquei pensando o quanto esse mesmo rio já serviu à comunidade, quantas famílias já dele se alimentou, foi um rio que em seus bons tempos serviu água, peixe, diversão, alegria, além de embelezar uma região inteira, com suas águas, suas pequenas cachoeirinhas, sua vegetação no leito e em suas margens. Hoje morre, morre e morre. A população no entanto, essa mesma que uma dia dele se serviu, assiste passiva a sua destruição. Já não o chamam mais de rio, mas de esgoto a céu aberto!
O poder público, esse que é eleito para cuidar do povo e dos recursos naturais que o serve, também pouco ou nada faz! Não há uma preocupação em propor e colocar em prática sequer uma mísera politica que possa se mostrar capaz de ao menos minimizar o sofrimento do nosso querido rio, um dos maiores patrimônios que essa cidade tem.
Tantas instituições de ensino e pesquisa, públicas e privadas, tantas empresas locais, nacionais e até internacionais! E nada, absolutamente nada significativo é feito!
Um foto emblemática: lixo, água podre e peixes mortos
A cena que se apresentou hoje pela manhã, quando os transeuntes cruzaram a Ponte Velha foi um grito desesperador do velho Rio Cachoeira e suas criaturinhas!É como se ouvíssemos o rio gritar: eu não aguento mais!!! Salvem-me por favor! Façam alguma coisa! A mínima que seja, para que eu me sinta melhor! Por favor!
E isto não é responsabilidade apenas do poder público, do mundo privado, é também de cada um de nós, daquele que se considera o mais simples morador, até o que se considera mais importante! Pois somos nós quem fazemos e alimentamos esse sistema que aí está.
Entre as velhas rochas, várias espécies em decomposição
Tomara que o Grito do Rio! Não passe despercebido, como não ficou para este simples blogueiro! Tomara que os interesses espúrios, capitalistas, de quem pensa apenas em se dar bem, no lucro, nos seus interesses, não abafem o gemido do Rio. Em vias de acontecer no Brasil a mais importante reunião sobre meio ambiente depois da Eco92, o Rio+20, não podemos em hipótese alguma ficar calados! Cobremos de toda a sociedade, cobremos do poder público, cobremos dos cientistas, pesquisadores, das universidades, dos professores do ensino superior e fundamental, dos estudantes universitários ou não, das donas de casa, dos comerciantes, da imprensa, dos formadores de opinião e de toda a sociedade! Precisamos tomar providências já, contra esse teatro de horror que está acontecendo com o Rio Cachoeira!
A imagem da covardia!

sábado, 21 de abril de 2012

Os ninguéns

As pulgas sonham em ter um cão, e os ninguéns em deixar a pobreza;
que em algum dia mágico a sorte chova de repente, que chova a boa sorte a cântaros;
mas a boa sorte não chove ontem, nem hoje, nem amanhã, nem nunca,
nem uma chuvinha cai do céu da boa sorte, por mais que os ninguéns a chamem
e mesmo que a mão esquerda coce ou se levantem com o pé direito,
ou comecem o ano mudando de vassoura.
Os ninguéns: os filhos de ninguéns, os donos do nada.
Os ninguéns: os nenhuns, correndo soltos, morrendo a vida, fodidos e mal pagos.
Que não são, embora sejam.
Que não falam idioma, falam dialetos.
Que não praticam religiões, praticam superstições.
Que não fazem arte, fazem artesanato.
Que não são seres humanos, são recursos humanos.
Que não têm cultura, tem folclore.
Que não têm cara, têm braços.
Que não têm nome, têm número.
Que não aparecem na história universal, aparecem nas páginas policiais da imprensa local.
Os ninguéns, que custam menos do que a bala que os mata.

                     (GALEANO, Eduardo. O livro do abraços. São Paulo: L&PM. 1991)

domingo, 25 de março de 2012

Está namorando? Noivo? Vai casar? Não deixe de ler o livro "A Anatomia do Divórcio - do Namoro ao Novo Casamento

O livro A Anatomia do Divórcio, escrito de forma inteligente e evocativa, contém reflexões e estados de alma que exprimem, através de um olhar fecundo do autor, uma lógica relacional entre imagens postas em papel com um invólucro contempo-râneo, diáfano e as vicissitudes do passado, esperanças do presente e do futuro, animadas por interpretações de forma analítica e construtiva do microcosmo das relações conjugais e suas crises.
Cada capítulo desenvolve tópicos que abordam o “ciclo vital da família” nos quais, são discutidos atitudes e comportamentos que às vezes se repetem nos capítulos seguintes, contudo, mantendo uma sequência sistematizada e exemplificada de questões de gênero, casamento e emprego feminino, arranjos familiares pelos compromissos e não pelo amor, os filhos do divórcio, oportunizando uma discussão dos conhecimentos que tínhamos para iniciar um novo aprendizado mais adequado à etapa de vida em que nos encontramos.
Claramente idealizado pelo efeito sistêmico de nossas crises em relação aos institutos família e divórcio, o livro aponta o sentido dos valores fundamentais concernentes à igualdade e à dignidade humana, perpassando pelas representações simbólicas sobre o medo do futuro, a posição da mulher no casamento, a luta pelo equilíbrio das contas e dos dias, o sabor da liberdade, a solidão da espera, mostrando-nos que nem sempre qualquer momento é o momento certo para se recomeçar.
Mesmo tratando-se de uma obra ficcional, sua intenção explícita é a tese da defesa do núcleo familiar numa sociedade cada vez mais individualista. A tessitura que enleva a narrativa enfatiza a discussão de saber como as gerações mais novas nesse contexto, serão capazes de produzir uma família que atenda a tantas necessidades, permita tanta liberdade sem a degradação familiar.
Um livro como este, ao buscar conhecimento para fora da academia, certamente, pode nos ajudar. Não somente por causa do seu proverbial otimismo, mesmo pautando-se na antinomia entre o sonho e a realidade que se aloja na ilusão fecunda, mas principalmente porque seu texto nos infunde sensível esperança.
O resultado se mostra muito atraente. Uma abordagem ao mesmo tempo comovente, acessível e introspectiva que pode ser cotejada com nossas próprias experiências, tarefa imensamente facilitada pelos relatos que o autor propicia em cada capítulo. Sem dúvida, somos agraciados com uma nova compreensão das mudanças e transformações que o tempo produz na rotina das relações conjugais.

Elias Lins Guimarães
Sociólogo, Pró-reitor de Graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz –Bahia - Brasil

terça-feira, 13 de março de 2012

Confirmada a participação de Roger Chartier no 3º Congresso Internacional CBL do Livro Digital

palestrante congresso roger.jpg
No Brasil, depois de Lévi-Strauss,
Roger Chartier. 
O  professor e historiador frances Roger Chartier, participará do evento e falará sobre O Autor: peça chave para um mundo de leitores. Chartier, especializado em história da leitura, é membro do Centro de Estudos Europeus da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e recebeu o título de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras do governo francês. Também leciona na Universidade da Pensilvânia, nos EUA, e viaja pelo mundo proferindo palestras. Veio várias vezes ao Brasil, onde é, depois do antropólogo Claude Lévi Strauss, o intelectual francês contemporâneo que mais influencia estudantes de ciências humanas.
Outros importantes nomes do mercado editorial nacional e internacional que estarão presentes no Congresso são: Juergen Boss; Lynette Owen e Jens Bammen, que falarão sobre o direito autoral aplicado ao livro digital; Bill McCoy e Eduardo Melo abordarão as implicações do padrão ePUB; Ronald Schild, abordará o poder das plataformas de distribuição; Henrique Mota, falará sobre o impacto do livro digital nas livrarias; Roberto Bahiense e Renato Gosling, falarão sobre as inovações das publicações com aplicativos; Claire Nguyen, apresentará A Biblioteca Digital: apresentação de case e Regina Scarpa, falará sobre o livro digital na sala de aula.
 As inscrições para o 3º Congresso internacional CBL do Livro Digital estão abertas: grupos e inscrições antecipadas têm desconto. O Congresso acontece dias 10 e 11 de maio, no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo. Oportunidade única de estar no lugar certo na hora exata, ouvir o que Chartier tem a nos dizer é impagável, vale a pena o esforço de participar desse importante evento.



domingo, 11 de março de 2012

LANÇAMENTO - LIVRO A ANATOMIA DO DIVÓRCIO - Do Namoro ao Novo Casamento

Apresento aos meus amigos internautas, os que estão sempre visitando esse blog e aqueles que estão chegando, a realização de um sonho. 

Durante cerca de 7 anos trabalhei intensamente para produzir um material literário que pudesse ser e conter opções de respostas para uma questão que tem chamado a atenção de quase todos os seguimentos da sociedade - o divórcio. 

Como já vivi a experiência e senti na pele as consequências do desenlace, muitas eram as questões para as quais, ainda que muito ouvisse, não encontrava respostas satisfatórias. No entanto, apesar do grande desafio que nele reside, o casamento ainda é, sem dúvida alguma, o sonho de nove, entre cada dez pessoas, pois promove em cada indivíduo a sensação de completude. 

Viver ao lado de alguém, não é apenas desfrutar de sua presença, é compartilhar alegrias, projetos, anseios, é unir forças para vencer os mais variados desafios. O maior destes desafios, porém, é sem dúvida alguma e exatamente, encontrar alguém disposto a tudo isso, ou que se encaixe se não perfeitamente, ao menos que se aproxime do nosso tipo ideal. E essa referência não deve, se assim não acontecer, motivar a culpa, ou o repugnante pensamento: ele ou ela não serve pra mim, é algo que diz respeito a história de cada um, subjetivo, contextual. 

Milhares de pessoas iniciam sua vida matrimonial com esperança de que ali selou seu destino ao lado da pessoa amada, um pouco mais à frente, no entanto, descobre quantas diferenças existem entre os dois e como será difícil suportar a carga advinda de cada uma delas, e o divórcio então, acaba, para um número cada vez maior de pessoas, sendo a saída, trazendo consigo tristeza, frustração, desilusão, não apenas para o casal, mas para todos que estão a eles diretamente ligados.

Foram questões como estas que me motivaram a empreender um grande esforço, o projeto "A anatomia do divórcio - do namoro ao novo casamento" que durou quase uma década de estudos e reflexão, um esforço permeado com as novas descobertas que foram sucedendo no dia a dia na universidade com a formação de cientista social, depois como professor, o contato com os estudantes e seus pais, professores, a nova realidade da minha vida. 

Foram mais de 100 entrevistas, inúmeras anotações, rascunhos, algumas guardadas outras lançadas fora, momentos tensos e de extrema alegria. Desta forma, acredito que neste livro que agora apresento para toda a sociedade, o leitor, encontrará respostas para perguntas capitais que povoam as mentes, desde os jovens namorados, passando pela vida de casados, até aqueles que estão enfrentando ou já enfrentaram o divórcio. 

É uma obra que ousa apontar caminhos que servirão como prevenção aos problemas conjugais, estes que podem ser vislumbrados desde o namoro. Que aponta como lidar com o sentimento de culpa quando o divórcio se apresentou como a única saída, e finalmente, coloca-se como aliado quando é difícil acreditar no recomeço. 

Depois desta leitura, certamente o leitor se sentirá mais preparado para dar o passo mais importante de sua vida ou apto para reescrever sua história de modo mais assertivo. Jovens, adultos, casados, divorciados, aqueles que buscam o recomeço com o mesmo amor ou com um novo amor, serão contemplados com a leitura deste livro “A ANATOMIA DO DIVÓRCIO – Do Namoro ao Novo Casamento”. 

Garanto: vai valer a pena cada centavo investido, cada minuto gasto em sua leitura e cada página virada.

Entre em contato diretamente com o autor através do e-mail: maik.35@hotmail.com, ou pelo telefone 73 8825 9450.

quarta-feira, 7 de março de 2012

O deputado - uma instituição de caridade!

Tudo continua como antes.
Um deputado estadual no Maranhão, depois do apelo popular e por força da lei,  ao ver seus salários caírem para 15 anuais dos 18 que recebia, saiu com esta máxima: " se vocês forem na conta de qualquer um deputado aqui, vai ver que no dia 15 já não há mais dinheiro, pois temos que ajudar muita gente, o deputado é uma instituição de caridade".

Outra deputada disse: deputados gastam muito, precisam viajar, ajudar as pessoas é uma pena esta diminuição nos nossos salários". Seria hilário não fosse trágico.

É vergonhoso quando pensamos que um deputado abocanha quase 400 mil reais de salários por ano, enquanto um professor recebe míseros R$1.450,00 mensais para trabalhar 40 horas, e ainda tem que ver estes mesmos deputados unindo forças para não pagar tal salário ao professor pois argumentam: é incompatível com a realidade dos cofres públicos.

Era assim na antiguidade quando a sociedade estamental se subdividia entre nobreza, clero e terceiro estado, este último tinha que conviver com as migalhas e humilhação dos primeiros.

Hoje, assistimos muitas vezes passivos, uma classe de pessoas,em sua maioria desprovidos de qualquer formação, mas munidos de esperteza, subjugar a maioria, e mais do que isto, o fazem descaradamente, como se as pessoas fossem meros bobos de uma corte onde eles, legitimados pelo sufrágio universal e favorecidos pela ignorância popular, ditam as regras, estabelecem suas próprias normas e dizem quanto querem ganhar.

É como disse Arnaldo Jabor...são todos filhos da "pátria que os pariu". Este é o lado podre da santa democracia! Com todas as vantagens deste tipo de governo, o democrático, as vezes penso que ele não serve para o Brasil, mas depois também penso, a ditadura também é podre, enfim, surge então a pergunta: quem não presta?  O tipo de governo estabelecido para dominar ou o tipo de povo que a ele se submete? Que dilema!

O problema é o sistema ou a nação que não produz seres capazes de fazer o sistema funcionar de modo mais justo, visando o interesse comum e não o pessoal? Chupa essa manga!

sexta-feira, 2 de março de 2012

CANDIDATO DE IBICARAÍ É O CAMPEÃO DO CONCURSO REDA EDUCAÇÃO 2012

O último concurso Reda da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, ofereceu 3.302 vagas, sendo 1.093 para Professor e 2.209 para Assistente de Atividade Administrativa. Mesmo sendo uma atividade temporária (2 anos) contou com 105.000 candidatos, o resultado foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta semana e revelou alguns dados curiosos. Gastei um tempo danado para fazer o levantamento das melhores notas para quem concorreu para Assistente de Atividade Administrativa, o que o leitor verá a seguir sãos os nomes e notas do melhor candidato por DIREC, uma observação especial para a Direc 6 e Direc 7, Ilhéus e Itabuna respectivamente, onde  destaca-se a  melhor nota da Direc 7, que não foi de Itabuna, mas do candidato VINÍCIUS BARBOSA SANTANA de Ibicaraí que por sinal obteve  a melhor nota do Estado: 796.4399.

DIREC 1A
Antonio dos Santos Miranda - 792.3804 - Salvador
DIREC 1B
Tamiles dos Santos Lima - 780.4680 - Salvador
DIREC 2
Wilker César de Queiroz Almeida - 759.8004 - Feira de Santana
DIREC 3
Wilton Oliveira dos Santos - 760.3173 - Entre Rios
DIREC 4
Iago Luiz Colonnezi - 741.4392 - Santo Antonio de Jesus
DIREC 5
Fabrício Conceição - 757.9400 - Valença
DIREC 6 - ILHÉUS
Roney Santana de Almeida Lima - 726.2072 - Ilhéus
DIREC 7 - ITABUNA
Vinícius Barbosa Santana - 796.4399 - Ibicaraí
Diego Franco da Costa - 750.7379 - Itabuna
DIREC 8
Bruno Elington Guimarães de Araújo - 742.0637 - Eunápolis
DIREC 9
Paulo Moraes Neto - 739.3355 - Caravelas
DIREC 10
Josefa Cristiane Alves de Matos - 740.8419 - Sítio do Quinto
DIREC 11
Luciano Robson dos Santos - 746.1947 - Nova Soure
DIREC 12
Antoniaurea de Araújo Oliveira - 768.5054 - Retirolândia
DIREC 13
Tiago Menezes de Oliveira - 761.3226 - Itiruçu
DIREC 14
Alan Almeida Queiroz - 760.1155 - Itapetinga
DIREC 15
Elias Fonseca Martins - 759.6586 - Curaçá
DIREC 16
Rosa Tereza Santos Neri - 729.8654 - Jacobina
DIREC 17
Verônica Alves - 716.8365 - Mundo Novo
DIREC 18
Júlio César Moreira dos Santos - 762.1197
DIREC 19
Edmilson de Jesus Santos - 715.6931 - Tanhaçu
DIREC 20
Angela Luísa dos Santos Silva - 746.1183 - Vitória da Conquista
DIREC 21
Henrique Oliveira de Araújo - 777.8345 - Bititá
DIREC 22
Uglécia de Souza Cruz - 784.5769 - Buritirama
DIREC 23
Carlos André de Oliveira - 761.6262 - Rio do Pires
DIREC 24
Tiago Aparecido Alves Araújo - 705.4738 - Caculé
DIREC 25
Ana Paula Jorge de Oliveira - 718.2377 - Santa Rita de Cássia
DIREC 26
João Frasano Oliveira da Silva - 767.0605 - Santana
DIREC 27
Fernanda Mendes de Souza - 739.3566 - Seabra
DIREC 28
Fernanda da Silva Lima - 756.8122 - Campo Formoso
DIREC 29
Rafael Nunes Cordeiro - 730.3001 - Amargosa
DIREC 30
Leonardo Alves de Souza P. Santos - 729.8284 - Palmas de Monte Alto
DIREC 31
Franciane dos Santos Santana - 735.1175 - Terra Nova
DIREC 32
Alex Sandro Souza Brito - 726.7802 - Maragogipe

Parabéns aos campeões de cada Direc, os candidatos a Assistente de Administração.
Postaremos em breve a relação dos campeões, candidatos a professor.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Jovens, negros, pobres e usuários de drogas - perfil das 180 pessoas assassinadas na Bahia durante a greve da PM

Balanço preliminar da Secretaria de Segurança Pública da Bahia aponta que, no período da greve parcial da Polícia Militar no Estado, entre a noite de 31 de janeiro e a noite de sábado, ocorreram 180 homicídios na região metropolitana de Salvador - 111 na capital e 69 nos demais municípios.

A média diária de homicídios na região, de 15, foi mais que o dobro do que a registrada nas semanas anteriores à paralisação, de 6,7 por dia, e levou o mês a ser o fevereiro mais violento já registrado na região, apesar de ainda estar chegando à metade. O maior índice para fevereiro inteiro, registrando anteriormente, havia sido em 2010, com 172 assassinatos. No domingo, primeiro dia após o fim da paralisação, foram registrados mais três homicídios na região, dos quais um na capital.

Segundo dados do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), há 'fortes indícios' de execução em 45 dos 180 casos. Entre eles, existe a suspeita de participação de policiais ou ex-policiais militares em 'de 25 a 30' assassinatos no período, segundo o diretor do órgão, delegado Arthur Gallas. Os '15 ou 20 restantes' são atribuídos a disputas entre traficantes de drogas e cobranças de dívidas do tráfico.

'Os crimes suspeitos de envolver policiais são característicos desses grupos que fazem segurança clandestina em áreas populares, a pedido de comerciantes', afirma Gallas. 'Em todos esses casos, as vítimas são jovens, negras, usuárias de drogas, sem residência fixa, com histórico de furtos e roubos nas regiões em que circulavam. Pessoas que prejudicam os negócios dos comerciantes.'

Dificuldades. De acordo com Gallas, há 'vários PMs suspeitos' de envolvimentos nos crimes, mas há dificuldades nas investigações - entre outros motivos, pela pouca colaboração dada por próprios integrantes da PM. 'As corporações têm conhecimento de muitos dos casos, mas eles são abafados, pela própria cultura dos militares', avalia.

Possíveis ligações entre os PMs suspeitos de participar das mortes e o comando grevista também estão sendo investigados. 'Ainda não temos elementos para atribuir os homicídios ao comando da greve, mas há fortes indícios, em alguns casos, da intenção de causar comoção na sociedade para pressionar o governo', afirma o Secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa.

Segundo Gallas, as dificuldades para as investigações passam pela própria estrutura do DHPP. 'O departamento é novo (foi criado no ano passado), ainda está sendo estruturado', afirma. 'Temos, entre delegados, escrivães e investigadores, pouco mais de 200 pessoas trabalhando em todo o Estado - o ideal seria pelo menos o dobro.'

De acordo com ele, desde a criação do departamento, o índice de elucidação de homicídios subiu, no Estado, de cerca de 15% para em torno de 25%. A meta, para este ano, é chegar a 40%. 'Estamos trabalhando em parceria com o Ministério Público e o Judiciário para que os inquéritos tramitem mais rapidamente, para diminuir a sensação de impunidade.'

'O que notamos foi um crescimento dos índices de criminalidade dentro da proporcionalidade (territorial) que era observada antes da greve, então temos de ter o cuidado de avaliar o que foi, de fato, resultante da paralisação', diz o secretário. 'O que é certo é que, com a greve, tivemos um campo mais fértil para a criminalidade. As apurações vão ser feitas e é claro que vamos instaurar os inquéritos.'

Rio. O secretário Maurício Barbosa, por outro lado, enaltece o trabalho do setor de inteligência da Polícia Civil da Bahia, atribuindo a ela parte do pouco impacto que o movimento grevista teve no Rio, após a paralisação na Bahia.

'O Rio se preparou em cima do que fizemos aqui', afirma. 'Veio pessoal da inteligência deles para acompanhar, porque a paralisação no Rio seria o epicentro do movimento nacional, que seguiria até Brasília. Uma parte do sucesso lá foi obtido ao se demonstrar a articulação nacional do movimento. Conseguimos abortar isso com o nosso trabalho de inteligência.'

Fonte: O Estadão

domingo, 12 de fevereiro de 2012

A Rede Globo é expulsa da concentração dos grevistas da PM no Rio de Janeiro neste domingo 12/02

A Rede Globo de Televisão sofreu um duro golpe neste domingo em uma concentração dos PM's grevistas do Rio de Janeiro. Na verdade achou o que vinha procurando já a algum tempo. Com gritos de "fora Globo", repórteres e cinegrafistas da emissora sairam cabisbaixos e com seus equipamentos depostos diante de uma turba furiosa e determinada a espulsar os jornalistas do local e mais do que isso, seguiram o funcionários da Globo até o momento em que entraram no carro e bateram em retirada. Os manifestantes acusam a Globo de fazer cobertura tendenciosa a favor do Governo no caso da greve dos profissionais de segurança pública. O que chama a atenção é que junto ao acontecido em Ilhéus,quando repórteres da TV Santa Cruz, afiliada da emissora do Rio, também foram impedidos de trabalhar no local de concentração da PM, o fato pode ser considerado inédito com uma emissora que durante muito tempo se orgulhou de ser a queridinha do Brasil. A verdade é que a população já não aceita mais manipulações, ações tendenciosas por parte de quem precisa ser imparcial. Não precisa nem dizer que a Record, que também estava presente na cobertura da greve, adorou o acontecido. Veja o vídeo:

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A Globo, a greve da PM e a ditadura midiática

Não é de hoje que a Rede Globo de Televisão busca interferir nos assuntos do Estado em benefício de seus interesses.

A história recente da política brasileira está repleta de interferências desta que se coloca como maior formadora de opinião do Brasil. A ética passa longe quando, por algum motivo, se sente ameaçada em seus negócios multimilionários.

Desta vez, com o episódio da gravação da fala de um dos responsáveis pela organização e paralisação da Polícia Militar na Bahia, penso, a emissora carioca foi longe demais. Editar trechos de uma conversa para legitimar uma denúncia e mudar a opinião pública é de uma covardia descarada.

Não que essa não seja prática recorrente na história da emissora, mas neste contexto de agora, é subestimar demais a inteligência do povo brasileiro. Está na cara que a preocupação da Globo não é com a segurança do povo baiano, muito menos com a ordem pública, se fosse isso de fato, não colocaria no ar uma novela que preza pela violência e tão baixos valores como é o caso da sarcástica "Fina Estampa".

O que a emissora verdadeiramente está preocupada é com os altos investimentos que a mesma fez em relação ao carnaval 2012, as negociações feitas com patrocinadores que passaram ao status de ameaçados quando ficou claro que a greve da Bahia, teria desdobramentos no Rio de Janeiro.

Carnaval para a Globo é sinônimo de cifras, muitas cifras, coisa que os executivos globais não querem perder de jeito nenhum. O que entristece é ver que, os políticos, a justiça e parte da população brasileira caem direitinho nas armações da emissora, e quando descobrem que tudo não passou de engodo, encobrem o crime da emissora, por vergonha de ter se deixado enganar.

Algo precisa ser mudado nesse país, o Brasil precisa ser governado pelo povo e para o povo e não por instituições privadas, com suas intenções espúrias, que assaltam e denigrem a imagem de um povo que já vem sofrendo ao longo de sua própria história.

É nesse ponto que essa história de democracia brasileira consolidada cai por terra. Onde está a democracia, o governo do povo, se aqueles que são escolhidos para governar são facilmente iludidos por uma minoria endinheirada que monopoliza o poder, especialmente na hora de dar a notícia? Esta que deveria ser genuína e livre de parcialidade.

Já havia dito aqui, neste blog, que os objetivos dos policiais são genuínos.

Como conceber que policiais do Distrito Federal ganhem salários de no mínimo R$4.500,00, enquanto que na Bahia, profissionais da mesma categoria não ganham mais que R$1.031,00?

Como se calar diante de coisa tão absurda?

Critiquei sim algumas ações que faziam com que a polícia perdesse o apoio popular, mas o que a Globo vem fazendo é mais que uma injustiça contra os policiais grevistas, é um atentado aos direitos do cidadão, é a prova de que o Brasil vive uma ditadura midiática que já se arrasta por muito tempo, e que já está mais do que na hora de acabar.

O Povo brasileiro precisa se unir e gritar em alto e bom som. 'GLOBO, DEIXE O BRASIL SER GOVERNADO PELO POVO E PARA O POVO BRASILEIRO!’ Chega de interferências em nome de interesses pessoais e institucionais.

O Brasil é do Brasil!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Greve da Policia Militar na Bahia: a sociedade apoia ou repudia?

A greve da Polícia Militar na Bahia chega ao seu 6º dia e com ele uma grande sensação de insegurança por parte da sociedade baiana, sociedade esta, que com seus impostos paga pelo direito de ir e vir com segurança. O governador se mostra irredutível a atender as reivindicações dos policiais que, em minha opinião, são justas. Não é mole sair de casa, e arriscar a vida, principalmente porque as condições de trabalho, como é sabido por toda a sociedade, chegam a ser vergonhosas, os poucos e ineficazes equipamentos utilizados, carros que falta gasolina e sem manutenção adequada, enfrentar bandidos que muitas vezes dispõem de armamentos muito mais poderosos, tudo isso acompanhado de um salário que não dignifica o profissional em segurança pública, não dá para fechar os olhos para esta situação.
Por outro lado, não justifica ações de cunho criminoso por parte dos policiais, apregoarem o terror, tomarem posse indevidamente de equipamentos públicos, deixar de cumprir determinação da justiça, onde uma greve só é legitima com a manutenção de 30% do contingente em atividade, tais ações negativas tiram do movimento de greve, a legitimidade e um apoio essencial para a conquista de suas reivindicações, o da sociedade. É só parar para pensar um pouco, já é alto o verão, aproxima-se o carnaval, os problemas de segurança pública que já vem sendo enfrentados pelas principais cidades baianas, a própria sensação de insegurança provocada pela ausência de policiais nas ruas e o ano eleitoral já são ingredientes mais que suficientes para fazer com que a pressão popular recaia sobre o governador. Não é necessário então, que policiais dos quais se espera equilíbrio, inteligência, capacidade de decisão, cometa delitos os quais eles mesmos combatem na população comum, pensando, erroneamente, que isso forçará o governo a atender suas petições. Atitudes como essas podem ser classificadas, com licença do trocadilho, "um tiro no pé", basta abrir os olhos e perceber que a opinião pública que no início do processo de greve, reconhecia como justo o pleito, agora critica veementemente o comportamento dos grevistas e já se divide entre apoio ao governo e aos policiais militares.

A força policial é o braço legitimado do governo, para o uso, se necessário, até da violência para a manutenção da ordem pública, esta que é o principal motivo da existência da Polícia Militar, se é tão importante para o governo, deve ser reconhecido como tal, e o reconhecimento passa por um salário digno e boas condições de trabalho, condições basilares para o bom andamento do processo, não olhar desta forma para a força policial, penso ser de uma tremenda insensatez por parte do governo. Reivindicar esses direitos por sua vez, é algo que não se pode negar, nem condenar, existe, no entanto, meios legais e elementos mais do que suficientes e eficazes, como já foi dito, para pressionar o governo. Transformar a possibilidade de uma greve legítima em motim é uma tremenda irresponsabilidade, ou, quem sabe, prova nas ações irresponsáveis, o que a sociedade tanto infere, nossos policiais são despreparados até para reivindicar seus direitos.

Foto: Radar Notícias
Há uma faixa na entrada no 15º batalhão em Itabuna que diz “a Policia Militar parou, o furacão adormecido acordou”, mas vai uma pergunta: que furacão que estava adormecido? Se pensarmos na violência em Itabuna, ela está acordada, já faz muito tempo, e dançando, e pintando de vermelho as ruas da cidade, assustando a população, dando trabalho aos coveiros do Campo Santo, mesmo com a Polícia Militar em movimento não acham? Nossos policiais, são indispensáveis, fazem muita falta, isso é inegável, mas há muito que melhorar, e não é apenas no salário, disto, estejam certos.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Da seção Monstros Grapiúnas parte I

Com programas do governo como o "Minha casa, minha vida", investimentos da iniciativa privada e a facilidade de créditos para a construção civil, Itabuna tem se destacado como o maior canteiro de obras do Sul da Bahia, e um dos mais importantes do Estado. Esta condição apresenta cenas inusitadas na cidade, são verdadeiros monstros de concreto que se erguem na paisagem grapiúna, com suas telas de proteção esvoaçantes, proporcionam imagens no mínimo curiosas, veja alguns exemplos: 


Construção de edifício no bairro Góes Calmon,
impossível passar despercebido pelas pessoas que
trafegam na av. Beira Rio.

Observe como muda a paisagem da cidade
Aqui, 3 gigantes de aço e concreto próximos ao Supermercado Itão do São Caetano.
Aqui uma foto feita da janela de um ônibus em movimento,
de um edificio comercial sendo erguido no bairro Jd. Vitória.

O BRUTAL E DESUMANO UNIVERSO DAS REDES SOCIAIS - Por Maik Oliveira

Desligue suas redes sociais! A frase pode parecer de um rigor extremo, mas é o que sugerem importantes nomes do Vale do Silício, ex funcioná...