
Romaria é um movimento de forte expressão popular que tem como objetivo denunciar as situações de degradação do meio ambiente, da terra e da água. A Romaria é uma manifestação, uma luta em defesa da natureza e serve para mostrar a verdadeira realidade do homem do campo e das terras do nosso planeta.
A 9ª Romaria da Terra e da Água será uma grande expressão de nossa fé no Deus da vida e uma grande revelação da preocupação dos homens e mulheres da Diocese de Ilhéus com a vida do Planeta Terra, nossa casa comum.
Em sua 9ª edição, o evento representa um momento de oração e reflexão acerca dos problemas sociais enfrentados atualmente, pois denuncia, reflete e vem nos levar para um novo caminho de desenvolvimento onde a pessoa humana, nossas florestas e nossos mananciais são colocados como objetivos centrais do desenvolvimento.
A Romaria da Terra e da Água é momento de celebração, fé, clamor, anuncio, denúncia e posicionamento sobre os conflitos que envolvem os irmãos e irmãs do campo e da cidade.
Fiéis ao Deus dos pobres, escutando o clamor da mãe terra, dos seus filhos e filhas, queremos celebrar a resistência e o protagonismo dos povos e das comunidades atingidas pelos sistemas de morte, no campo e na cidade.
A Romaria da Terra e da Água é uma realização da articulação de CEBs da Diocese de Ilhéus, com foco na ação evangelizadora da Igreja. Ela representa a animação da fé e vai na trilha da questão social, na luta pela terra e água, com uma grande mística do povo de Deus.
A Romaria da Terra e da Água além da celebração e partilha é um espaço de encontro das pessoas, espaço de fortalecimento da fé, na fé do Deus da vida.
A 9ª Romaria da Terra e da Água é uma das vozes da profecia, denunciando todas as formas de destruição do planeta e anunciando a possibilidade de desenvolver a ética do cuidado e salvar as vidas ameaçadas.
Esta romaria, com o tema: “Há que se cuidar da vida" quer, como todas as outras, nos chamar a atenção para a arte do cuidado. O planeta, nossa casa comum, é o único lugar que temos para morar. Cuidar desta casa é reconhecer a importância de toda criação. "Todo ser que vive merece viver" (L. Boff). Por isso, cuidemos do planeta, não porque o ser humano precisa dele para viver, mas porque toda criação, todas as formas de vida, têm direito a viver dignamente.
Das entranhas da humanidade saem gritos de dor. Saem também gritos de esperança. Dores de parto anunciam sinais de vida. Escutar os gritos da terra e das filhas e filhos da terra nos faz dizer como o poeta: "Há que se cuidar da vida!"
Vamos nos encontrar e celebrar! Vamos confirmar nosso compromisso de lutar para que a vida do planeta não seja destruída.
Que esta romaria fortaleça a nossa profecia, na denúncia de tudo o que fere a vida da terra e das filhas e filhos da terra; fortaleça o anúncio de uma terra sem males, onde a vida tem sempre a última palavra.
Que sejamos artistas da recriação da vida, desenhando com práticas concretas, outro mundo possível.
Rumo a 9ª Romaria da Terra e das Águas da Diocese de Ilhéus! Uma caminhada de libertação dos sistemas que destroem a terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não deixe de comentar, sua opinião é muito importante.