segunda-feira, 23 de abril de 2012

QUE COVARDIA!!!

Antes um rio, hoje um cemitério de peixes!
Uma tragédia há muito anunciada se concretiza na nossa região! Nesta segunda (23) quando me dirigia para o colégio onde atuo como professor, ao atravessar a ponte de pedestres, conhecida como Ponte Velha do Conceição, me deparei com uma cena triste! Centenas de milhares de peixes mortos, aglomerados sob a referida ponte. Um rio de  tilápias, tucunarés, berés, piabas, entre outras espécies, de vários tamanhos, que não suportaram o envenenamento do Rio Cachoeira, vítimas do descaso, da insensibilidade, do desamor. Para quem desce para  ver de perto o cemitério a céu aberto de peixes, o mal cheiro chega a ser em alguns pontos insuportável. Dois rapazes com um balde, tentam desesperadamente salvar alguns poucos que ainda agonizam na água fétida e escura do rio, colocando-os em outro filete de água um pouco mais limpa, apenas prolongando um pouco a vida das inocentes criaturas!
Moradores tentam desesperadamente salvar alguns peixes
Fiquei pensando o quanto esse mesmo rio já serviu à comunidade, quantas famílias já dele se alimentou, foi um rio que em seus bons tempos serviu água, peixe, diversão, alegria, além de embelezar uma região inteira, com suas águas, suas pequenas cachoeirinhas, sua vegetação no leito e em suas margens. Hoje morre, morre e morre. A população no entanto, essa mesma que uma dia dele se serviu, assiste passiva a sua destruição. Já não o chamam mais de rio, mas de esgoto a céu aberto!
O poder público, esse que é eleito para cuidar do povo e dos recursos naturais que o serve, também pouco ou nada faz! Não há uma preocupação em propor e colocar em prática sequer uma mísera politica que possa se mostrar capaz de ao menos minimizar o sofrimento do nosso querido rio, um dos maiores patrimônios que essa cidade tem.
Tantas instituições de ensino e pesquisa, públicas e privadas, tantas empresas locais, nacionais e até internacionais! E nada, absolutamente nada significativo é feito!
Um foto emblemática: lixo, água podre e peixes mortos
A cena que se apresentou hoje pela manhã, quando os transeuntes cruzaram a Ponte Velha foi um grito desesperador do velho Rio Cachoeira e suas criaturinhas!É como se ouvíssemos o rio gritar: eu não aguento mais!!! Salvem-me por favor! Façam alguma coisa! A mínima que seja, para que eu me sinta melhor! Por favor!
E isto não é responsabilidade apenas do poder público, do mundo privado, é também de cada um de nós, daquele que se considera o mais simples morador, até o que se considera mais importante! Pois somos nós quem fazemos e alimentamos esse sistema que aí está.
Entre as velhas rochas, várias espécies em decomposição
Tomara que o Grito do Rio! Não passe despercebido, como não ficou para este simples blogueiro! Tomara que os interesses espúrios, capitalistas, de quem pensa apenas em se dar bem, no lucro, nos seus interesses, não abafem o gemido do Rio. Em vias de acontecer no Brasil a mais importante reunião sobre meio ambiente depois da Eco92, o Rio+20, não podemos em hipótese alguma ficar calados! Cobremos de toda a sociedade, cobremos do poder público, cobremos dos cientistas, pesquisadores, das universidades, dos professores do ensino superior e fundamental, dos estudantes universitários ou não, das donas de casa, dos comerciantes, da imprensa, dos formadores de opinião e de toda a sociedade! Precisamos tomar providências já, contra esse teatro de horror que está acontecendo com o Rio Cachoeira!
A imagem da covardia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar, sua opinião é muito importante.

O BRUTAL E DESUMANO UNIVERSO DAS REDES SOCIAIS - Por Maik Oliveira

Desligue suas redes sociais! A frase pode parecer de um rigor extremo, mas é o que sugerem importantes nomes do Vale do Silício, ex funcioná...