quinta-feira, 14 de abril de 2011

Estudantes da UESC também deflagram greve!


Agora estão unidos, professores, estudantes e funcionários.
 Nesta quinta-feira, a partir das 17h, foi realizado na UESC uma assembléia composta por boa representação de estudantes, puxada pela minoritária do DCE (Diretório Central dos Estudantes). O objetivo era definir qual a posição dos estudantes em relação à greve deflagrada por professores e funcionários da Universidade Estadual de Santa Cruz no início desse mês, quando se trata do decreto 12.583/11 do governo do Estado da Bahia, que torna inviável vários setores da educação no estado, impossibilitando por exemplo investimentos em pesquisa, aprimoramento do corpo docente e ainda  tirando a autonomia das universidades.
Os estudantes por sua vez lutam por investimentos no campus da UESC, querem assistência estudantil, restaurante universitário, alojamentos, além de maiores investimentos na estrutura e manutenção de vários cursos que encontram-se implantados mas deficitários, não há áreas para colegiados, as salas são improvisadas, faltam secretários para os colegiados, faltam professores, são diversos cursos que funcionam precariamente por falta de profissionais, ou seja, a situação é mesmo crítica.
Assim, em nome de melhorias e a revogação do decreto, dezenas de estudantes estão acampados no campus universitário desde o início da semana e hoje, realizaram uma assembléia onde além de questionar a atuação da majoritária do DCE, que preside o diretório, resolveram se unir a professores e funcionários da maior instituição de ensino do Sul da Bahia.
Bom informar que estiveram presentes na assembléia, representantes estudantis da UESB, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié e Vitória da Conquista, que também estão em greve, cobrando do governo melhorias na estrutura daquela universidade.
A greve dos estudantes da UESC, recebeu apoio imediato de representantes do corpo docente e também dos representantes dos funcionários, que participaram da assembléia elogiando a atitude dos discentes. Os estudantes presentes ficaram indignados com a virada de costas da majoritária do DCE, que segundo consta, deveria e foi eleita para defender os interesses dos estudantes. Viu-se o presidente e seus correligionários saindo de fininho pela tangente virando as costas para os colegas que lutam por melhores condições na universidade. Enquanto se retiravam, receberam intensa vaia dos presentes! Os opositores contam que a retirada dos representantes da majoritária tem uma explicação, o DCE majoritário não está ali pelo estudante e sim por um determinado partido político, partido este que apoia o governo do estado e recebe favores do mesmo, nesse sentido ignoram as reais necessidades dos estudantes função para a qual foram eleitos, e o fazem em benefício de si próprios, assim, os manifestantes acusaram a majoritária de covardes, quando se retiraram do local da assembléia. Antes disso, o vice presidente majoritário, ainda tentou se explicar, mas foi sufocado pelos que estavam na assembléia, saindo sem conseguir convencer os estudantes. Por conta disso, os presentes consideraram em votação que a atual gestão do DCE é omissa  e resolveram em voto, destituí-la, não mais reconhecendo a mesma como seus representantes, foi proposto uma comissão de estudantes independente  para gerir os interesses da classe e preparar documentalmente o pedido de impeachment da gestão majoritária atual do DCE, vamos ver até onde isso vai dar.

Principais decisões na assembléia de hoje:

1 - Que os estudantes estão em greve por tempo indeterminado.
2- Que não reconhecem a atual gestão do DCE majoritária como seus representantes pela sua omissão em relação aos interesses dos estudantes.
3 - Que a greve é por melhorias na estrutura, investimentos no esnsino e contra o decreto 12583/11.
4 - Que se os professores fecharem negociação com o governo sem o mesmo revogar o decreto, os estudantes continuarão em greve.
5- Que será organizada uma comissão independente para pedir o impeachment da gestão atual majoritária do DCE.
6 - Que será organizada uma comissão de comunicação para divulgar fora dos muros da universidade os interesses dos estudantes.
7 - Que os estudantes da UESC interagirão com estudantes das demais universidades do estado, por ações em conjunto para pressionar o governo.

2 comentários:

  1. É por isso que eu sou R-A-D-I-C-A-L-M-E-N-T-E contra que o movimento estudantil seja filiado a QUALQUER UM QUE SEJA partido político. O movimento estudantil tem de ser movimento POLÍTICO mas um movimento APARTIDÁRIO. Lamentável DCE, lamentável.

    Humberto Rodrigo.

    ResponderExcluir
  2. oi galera é muito importante este movimento estudantil,ficará marcado na historia.
    pode ter certeza que já conseguimos muito,conseguimos nos conscientizar de que só há vitória com luta.
    E que o futuro somos nós que decidimos e decidimos que queremos soluções agora e já.
    este governo tem que entender que ele é funcionário da sociedade e não patrão.
    força precisamos de vocês.
    paula - pedagogia uesb

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar, sua opinião é muito importante.

O BRUTAL E DESUMANO UNIVERSO DAS REDES SOCIAIS - Por Maik Oliveira

Desligue suas redes sociais! A frase pode parecer de um rigor extremo, mas é o que sugerem importantes nomes do Vale do Silício, ex funcioná...