domingo, 12 de junho de 2011

Blogosfera - a democratização da comunicação promovendo a opinião pública e influenciando nas mudanças sociais.

Esta Matéria foi produzida pelos blog's O Recôncavo e o Blog do Gusmão.

"As grandes corporações da mídia nacional não quer
 regulamentação,  porque, na prática,
elas já regulamentam o mercado".
( Altamiro Borges)
O Secretário de Comunicação do Estado da Bahia, Robinson Almeida, defende o fortalecimento e a organização dos blogueiros progressistas, inclusive na disputa pelo mercado publicitário. Robinson Almeida é um dos debatedores do BlogprogBahia, encontro estadual dos blogueiros progressistas da Bahia, que acontece neste fim de semana (11-12/06) no Hotel Fiesta, em Salvador.

Ao falar do tema “Políticas Públicas de Comunicação e Democratização das Verbas Publicitárias”, o jornalista Altamiro Borges (Vermelho e Barão de Itararé) adverte que a área de comunicação do Brasil sempre foi hegemonizada pelo setor privado, lembrando que esta não é a história da experiência da comunicação na Europa, por exemplo. Para Miro, a “complementaridade entre o setor público e o privado” nunca existiu no Brasil. Para ele, o Estado brasileiro nunca teve uma política pública de comunicação e nunca enfrentou a regulamentação do setor, que a grande imprensa chama, marotamente, de “censura”. As grandes corporações da mídia nacional não quer regulamentação, porque, na prática, elas já regulamentam o mercado.
Daí a necessidade de criarmos políticas públicas de comunicação que assegurem a diversidade e liberdade da comunicação, tendo o Estado brasileiro um papel fundamental neste processo, explica Altamiro Borges. Para ele, os blogueiros devem buscar o que nos unifica: a democratização da comunicação, a liberdade de expressão, democracia e justiça social. Aí, segundo ele, teremos a capacidade de ajudar a democratizar a comunicação no Brasil.

Texto extraído do Blog do Gusmão (www.blogdogusmao.com.br)

sábado, 11 de junho de 2011

O Ensino de Sociologia, um tiro que pode sair pela culatra!

Já escrevi neste blog que o ensino da Sociologia é coisa séria. Considero esta disciplina como a mais importante para produzir cidadãos com senso crítico a partir do Ensino Médio, quem quiser fique à vontade para discordar, mas particularmente não vejo outra disciplina com esse potencial, mesmo a Filosofia, outra importante disciplina, não carrega em si tanta responsabilidade.
A Sociologia, com seu viés analítico sobre os fatos sociais, sobre as ações humanas, sobre a vivência em sociedade, com seu olhar privilegiado sobre as relações comerciais e de consumo, tem o potencial nato de apresentar diagnósticos próximos do real que sem dúvida alguma podem ser utilizados com louvor para solucionar problemas sociais graves, como a fome, o analfabetismo, a má distribuição de renda, a violência, a intolerância entre outros.
Mas todo esse potencial pode estar em risco, há algo acontecendo nas salas de aula que preocupa. O fato de se olhar para Sociologia como uma intrusa na educação brasileira, e como intrusa não se dá a ela um tratamento adequado. Acha-se que o professor responsável pela disciplina pode ser qualquer um, mesmo que com outra formação, pode assumir a título de compor carga horária. Quando se precisa de horários para desenvolver qualquer tipo de trabalho extracurricular advinha de onde se tira o tempo de aula? Da sociologia. A título de apressar a “decoreba” para testes como o ENEM no intuito de promover a imagem do colégio junto à sociedade, apressam-se conceitos sociológicos à compreensão de estudantes que estão tendo primeiro contato com a disciplina, como no caso do 1º ano do Ensino Médio, quando a primeira necessidade é contextualizar, apresentar os autores, sua biografia, seus pensamentos, fazendo com que cada estudante compreenda o porquê da existência da Sociologia e sua importância, de modo gradativo. Por tudo isso, é preocupante o que estamos vendo no ensino de Sociologia.
Pedimos calma, sabedoria e responsabilidade àqueles que cuidam da educação brasileira, sem isso, veremos uma oportunidade única de se ter uma sociedade mais consciente de seus deveres e privilégios, saindo pelo ralo, por causa do nosso imediatismo, da nossa precocidade em querer apresentar algo que ainda não temos ou não somos. Esse tipo de aprendizado requer tempo, precisa de estruturação, de base, para surtir efeito satisfatório, ou então correremos o risco de produzir seres humanos com conhecimento superficial, incapazes de desenvolver em si mesmos uma visão de mundo satisfatória. Tomemos cuidado, muito cuidado!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Uma explicação!

Olá queridos amigos leitores,
desculpem minha ausência do blog esses dias, estive muitíssimo ocupado produzindo um estudo analítico sociológico sobre as organizações protestantes e responsabilidade social nas cidades de Itabuna e Ilhéus, para apresentar no CONLAB ( Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais) que acontecerá em Salvador.
Tem sido um trabalho cansativo, que tem exigido muito de mim, mas finalmente chegamos ao final da primeira parte de um trabalho que já dura 1 ano e meio. Em breve estaremos socializando nesse espaço o resultado dessa produção de conhecimento. Desde já agradeço a compreensão de todos e já vou avisando! Estou de volta!!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

MEC reduz 11.000 vagas em curso de direito em todo país por baixo desempenho

'O Ministério da Educação resolveu reduzir o número de vagas ofertadas por 136 cursos de Direito Brasil afora, por apresentarem resultado insatisfatório no conceito preliminar de curso. Foi levado em consideração o desempenho do aluno, o corpo docente, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos.
Na Bahia 7 faculdades foram afetadas, são elas: FACISA - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Itamarajú, IESUB - Instituto de Educação Superior Unyhana de Barreiras, FARB - Faculdade Regional da Bahia, IESUS - Instituto de Educação Superior Unyhana em Salvador, FTC - Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista, FMC - Faculdades Metropolitanas de Camaçari, FSF - Faculdade São Francisco de Barreiras, que perderam ao todo cerca de 300 vagas. Uma característica peculiar é que todas são do ensino privado.
Não precisa nem dizer que a OAB adorou a iniciativa do MEC, num momento em que se questiona a legitimidade da prova de admissão da Ordem dos Advogados, comprova-se que a qualidade do ensino do Direito é deficitário em todo o país.
O presidente nacional da Ordem, Ophir Cavalcante, disse em entrevista: "A partir do momento em que o MEC começa a corrigir essas distorções históricas, começa a exigir das faculdades de Direito qualidade, sobretudo nas faculdades particulares, certamente nós vamos evoluir melhor e construir efetivamente um bom ensino jurídico no País".
A temida prova de admissão, utilizada pela Ordem para fazer uma triagem dos melhores formados em Direito, não chega a ser o que na Europa e nos Estados Unidos é tido como filosofia de ensino, a meritocracia, assunto já abordado nesse blog, mas de fato exige que quem se predisponha a fazê-la, dedique-se bem aos estudos, tanto que o desembargador e ex-vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro Sylvio Capanema, admitiu:  “As provas da OAB estão num nível de dificuldade absolutamente igual às da defensoria do Ministério Público e, se bobear, da magistratura. Posso dizer com absoluta sinceridade que eu, hoje, não passaria no Exame da Ordem.”
Agora imagine fazer um curso de Direito em uma faculdade que sequer tem um corpo docente capacitado para preparar os estudantes para um prova destas! E ainda ter que pagar por isso! É mediocridade na certa. Sinceramente vejo com bons olhos a intervenção do MEC, como também concordo com a prova de admissão da Ordem, ao menos de modo parcial é um instrumento para separar o joio do trigo, sob pena de se não fizer assim, corrermos o risco de testemunharmos ainda mais injustiças, mais do que já estamos acostumados.

terça-feira, 31 de maio de 2011

É tempo de reciclar - como fazer lâmpada com garrafa pet

A claridade chega a ser o equivalente produzido
 por lâmpadas convencionais de 40 a 60W.
Se sua casa durante o dia tem algum cômodo onde você precisa ligar a luz toda vez que quer acessá-lo, eis que apresentamos uma ideia genial que vai fazer você economizar energia e ainda de quebra ajudar na sustentabilidade do nosso querido planeta. Sr. Alfredo Mozer, mecânico em Uberaba - MG, desenvolveu algo  simples, mas muito eficiente, a lâmpada de garrafa pet. Vamos ao passo a passo:

Material - garrafa pet transparente de 2 litros, água sanitária ou cloro, água limpa, pedaço de cano preto ou fita isolante preta.

Modo de fazer: encher a garrafa de água, acrescentar 2 tampas da garrafa de cloro ou água sanitária, fechar bem a garrafa e colocar o cano preto ou fita isolante preta na tampa para protegê-la, evitando que o sol não a danifique.

Instalação: furar buraco no telhado na proporção da circunferência da garrafa, fixar a pet com cerca de 8cm da garrafa para fora do telhado, em seguida vedar bem o local para não ter problema de gotejamento.
Pronto, sua lâmpada ecológica está instalada, durará muito tempo você não precisará ficar trocando lâmpadas, nem gastando energia, estará aproveitando a luz solar e salvando o nosso planeta.

veja video abaixo:

domingo, 29 de maio de 2011

Somos responsáveis pelas mudanças que desejamos

Recebemos um e-mail daqueles que não podemos deixar de dar a sua devida atenção. Trata-se de um cidadão de Gongogi, umas das nossas cidades aqui do Sul da Bahia. A comunidade que tem apenas 11.000 habitantes, conta com a ação comunitária de jovens comprometidos com o bem-estar social, especialmente quando o assunto é educação. Grandes resultados tem sido alcançados. Liderados pelo escrevente de cartório do Tribunal de Justiça da Bahia, Jorge Souza, a equipe desenvolve trabalhos de importância significativa como a manutenção de uma biblioteca, encontros semanais com crianças e adolescentes para contar histórias, aulas de teatro com base na Música Popular Brasileira, além de um curso pré-universitário. Como reconhecimento por esse virtuoso trabalho com a comunidade de Gongogi, Jorge acaba de receber o Prêmio Servidor Cidadão, oferecido pela Secretaria da Administração do Estado, a SAEB. Resolvemos postar aqui essa história, porque em uma época onde assistimos entristecidos o descaso com a educação no nosso Estado, essa é uma prova contundente de que nós, cidadãos, somos responsáveis para promover as mudanças que desejamos. Jorge Souza está conseguindo promover mudanças significativas, com desprendimento, compromisso e altruísmo. Que seja para nós, exemplo.
Veja o vídeo abaixo, conheça Jorge Souza e não esqueça de deixar seu comentário.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

O descaso do governo de Wagner com a educação na Bahia

Tirou a barba e quer tirar os direitos dos estudantes
e das universidades.
O nosso "querido" governador Jacques Wagner, eleito com 60% de votos (o meu, o seu voto, os nossos votos!), colocou uma pedra na divulgação do que está acontecendo com nossas universidades estaduais. Em completo descaso com o nível superior na Bahia, ele paga um dos piores salários do Nordeste aos professores universitários, mas manda o reitor de uma das maiores universidades públicas do estado dizer que o professor ganha em média 7 mil reais, que 7 mil reais, pro interior, é bom, né? O jornal A Tarde, em vez de investigar a respeito, simplesmente publica, como se faz numa matéria paga!

O professor que ganha 7 mil (brutos) é aquele em fim de carreira, que já tem no mínimo 20 anos de universidade, que tem 40 horas, dedicação exclusiva, que já permaneceu dois anos como auxiliar  A, dois anos auxiliar B, estudou dois anos para ter mestrado, permaneceu dois anos como assistente A e mais dois anos como B, fez de quatro a cinco anos de doutorado, esperou uma vaga de adjunto, ficou dois anos como adjunto A e mais dois anos como adjunto B, pleiteou uma vaga de titular, orienta projetos, dá aula...
 
Então, esse professor recebe 7 mil de salário! É um excelente salário! Principalmente em comparação com um funcionário da justiça ou do executivo que mal tem graduação e recebe igual ou melhor do que ele. Mas 70% dos professores das nossas universidades estaduais não ganham 7 mil, nem brutos nem líquidos.
Para piorar a situação, eis que o governo aprova um decreto que acaba com a independência das universidades.
 
Na prática, além dos baixos salários, as UEBAs sofrem corte de verbas, o que impede a contratação de professores substitutos, impossibilitando a saída dos docentes para qualificação, e ainda sofre com a alteração no regime de trabalho de professores que não podem pedir Dedicação Exclusiva - provavelmente porque o governador considera um luxo "desnecessário" o docente se dedicar unicamente à universidade e ganhar por isso. Porém, tanto o governador quanto o secretário estão nas TVs locais todo dia dizendo que o decreto "não impede o crescimento das UEBAs e nem a saída de professores para qualificação", pois os processos estão sendo "vistos um a um" e liberados "na medida do possível".
 
Só faltou dizer que quem estiver com "painho" está com Deus. É o nosso coronel carioca, agora, sem barba!
 
Além disso, corta gastos com cursos, seminários, capacitação e treinamento dos servidores públicos, água, energia, xerox, telefone, ônibus e demais veículos da universidade, assinatura de revistas e jornais. Ou seja, além de ter que lidar com péssimas estruturas, materiais de qualidade duvidosas e um descaso completo para com os nossos queridos mestres, agora ele quer inibir a divulgação disso. O nosso governador carioca quer que nós, baianos, esqueçamos dos nossos estudos e que sejamos apenas escravos do sistema, que não tenhamos consciência sobre nossos atos. Quer que sejamos apenas ferramentas para aumentar a renda do estado e diminuir a nossa capacidade de, nas próximas eleições, reduzir os 60% de aprovação a 6% - como foi feito com outros carlistas que investiram tanto contra a educação que hoje, coitados, não conseguem se eleger a nada!
 
Essa carta aberta pede a todos que a enviem a seus contatos, pois com as matérias pagas nos nossos jornais e as declarações falsas de reitores e secretários poucos sabem o que realmente está acontecendo, porque as quatro universidades estaduais da Bahia estão em greve, porque os representantes do governo sequer aparecem nos encontros marcados para dar sua posição quanto às reivindicações e negociar as cláusulas da greve. Pedimos a cada um que ler reenviar para todos os seus contatos.
 
NÃO FIQUE QUIETO, NÃO DEIXE O GOVERNO NOS ALIENAR. ISSO NÃO É UMA CRÍTICA PARTIDÁRIA, É UMA CRÍTICA AO COMPLETO DESCASO DO NOSSO GOVERNO COM OS NOSSOS ESTUDOS. OS PROFESSORES, MESMO COM OS SALÁRIOS CORTADOS, PERMANECEM EM GREVE. SOMOS ESTUDANTES E QUEREMOS A VERDADE!
 
 
 
Amanda dos Santos Teles
Graduanda do curso Ciências Farmacêuticas - UEFS

quinta-feira, 26 de maio de 2011

A Educação Brasileira e a Meritocracia

A situação da educação brasileira é mesmo preocupante. Intelectuais das mais variadas áreas demonstram preocupação com o futuro do Brasil, porque se vê a necessidade de uma transformação urgente no modo como se educa no país. É inevitável a comparação com países que conseguiram dar a volta por cima utilizando exatamente a educação do seu povo, a China é um belo exemplo disso. A Europa já a bastante tempo, pelo menos a mais de um século mostra ao mundo a importância de levar a sério essa tão importante área da sociedade. Aqui nesse espaço, estamos publicando texto acerca desse tema, hoje oferecemos um texto que é parte de uma entrevista concedida à revista Veja dessa semana do premiado matemático Jacob Palis, agraciado com o premio Balzan, um dos mais prestigiados conferidos a pesquisadores. Perguntado sobre qual a melhor maneira de trabalhar com os estudantes em sala de aula ele respondeu da seguinte maneira:
"A experiência das melhores escolas no Brasil e no exterior, mostra que uma aula pressupõe desafiar os estudantes o tempo todo, de modo que eles sejam expostos a problemas cada vez mais complexos e estimulantes intelectualmente, o avesso da decoreba. Apenas num ambiente assim se abre o espaço necessário para a inventividade. O problema é que muita gente no Brasil ainda resiste a essas ideias. Dizem que os grandes desafios causam pressão sobre estudantes tão jovens e aguçam a competitividade. Mas porque se opor à competição num ambiente escolar? Não faz sentido. Precisamos, repito, criar mecanismos para rastrear os talentos precoces para as ciências e dar-lhes todas as oportunidades e incentivos, como ocorre, há mais de um século, no mundo desenvolvido.
É tarefa que demanda persistência, mas deve ser levado a cabo. Sem isso, um país não tem como almejar aparecer entre os melhores nos rankings de produção científica e de inovação, estamos falando de uma condição básica para equacionar o déficit de cérebros brasileiros voltados para a pesquisa científica".
Percebemos no discurso de Palis uma linha bastante baseada na meritocracia como acontece nas melhorses universidades do mundo. O Brasil é conservador nesse aspecto, prefere tornar equivalente em tratamento os melhores e os piores, e acaba não estimulando os talentos que surgem em nossas instituições de ensino. No momento em que mudarmos a linha de pensamento e passarmos a investir nos talentos, dando condição desses se aprimorarem e se dedicarem exclusivamente ao estudo, assim como acontece nos países desenvolvidos, teremos a chance de mudar o quadro da produção científica brasileira.
É também preciso mudar a política de investimentos no tripé acadêmico estudo, pesquisa e extensão que no nosso país infelizmente ainda é considerado insuficiente. Em proporção ao PIB, a China investe 40% a mais do que o Brasil para  a área da pesquisa, cogita-se que sairemos dos míseros 1,2% para os não menos míseros 1,8%, muito pouco para quem sonha ser um país de primeiro mundo.

sábado, 21 de maio de 2011

We are the world para o Haiti

Há muito o que fazer em favor do povo haitiano.
É emocionante e contagiante quando as pessoas se unem em torno de um ideal. É talvez a maior prova que podemos realizar grandes coisas. Quando a canção We are the world foi gravada pela primeira vez nos idos anos 1980, mais precisamente 1986, o desejo era arrecadar fundos para a África sofrida, a parte daquele continente que sofria com a fome e todo tipo de doenças. Grandes nomes da música mundial se reuniram para esse feito, como Bob Dylan, Lionel Richie, Stevie Wonder, Paul Simon, Kenny Rogers, Tina Turner, Diana Ross, Willie Nelson, Al Jarreau, Bruce Springsteen, Cindi Lauper, Ray Charles, muitas outras grandes estrelas e Michael Jackson, que aliás junto com Lionel Richie compuseram esta canção que foi dirigida pelo maior maestro e produtor musical que o mundo conheceu, Quincy Jones, grande responsável pela carreira de Michael Jackson. O empreendimento surtiu efeito e grande soma de dinheiro foi arrecadada para benefício do povo africano, culminando na criação da fundação We are the world. Em 2010, Quincy Jones com o apoio de Visa, voltou a reunir grandes nomes da música mundial, agora para ajudar o povo do Haiti, uma releitura fantástica de uma das melhores músicas que o mundo já ouviu, veja como ficou o resultado final.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

O que o Brasil quer ser quando crescer?

Segunda-feira é meu dia de folga, costumo separar esse dia para ler e escrever, e foi assim que lendo a revista Veja dessa semana, me deparei com um texto de Gustavo Ioschpe, sobre a situação da educação no Brasil. Já faz algum tempo que venho tendo contato direto com a situação do estudante brasileiro, em meu envolvimento, estou tendo uma experiência inusitada, ministro aulas em um colégio particular, acompanho a aplicação da disciplina sociologia em um colégio público de ensino médio e desenvolvo uma oficina de meio ambiente e relações pessoais para educandos do ensino fundamental em uma escola municipal. Dá para observar as diferenças e igualdades em uma clientela que precisa aprender, que o Brasil precisa ensinar e que a sociedade espera que esteja preparada para o futuro.
O que vejo é de fato a diferença daquilo que chamamos "aprender" entre o ensino público e privado, sem dúvida que a aplicação é diferenciada no ensino privado, mas é privilégio para poucos. No ensino público há professores comprometidos, mas também há estudantes descomprometidos especialmente no ensino fundamental, consertar isso tem sido motivo de um esforço hercúleo por parte dos educadores. Os estudantes provocam o professor, pirraçam, fazem pouco caso, desobedecem, ameaçam e até vai a vias de fato. Já foi o tempo em que se podia dizer que professor é autoridade e como tal deve ser respeitado. E por conta de coisas como essa, percebemos uma derrocada da educação, os resultados são cada vez mais difíceis de serem aceitos, mas e o Brasil, qual é o papel do poder público brasileiro e como é vista a educação nacional? No texto de Ioschpe intitulado " O que o Brasil quer ser quando crescer" ele chama a atenção para o fato de que o país não  utiliza a educação como ferramenta estratégica para o desenvolvimento. E de fato, se analisarmos a política brasileira, não encontramos lideranças que estejam preocupadas em desenvolver um projeto de país para as próximas gerações, ao menos a médio e longo prazo, tudo que ensinam é que não podemos desistir nunca, que o Brasil é um país de todos e agora como bem cita o autor em seu texto, Dilma traz a ideia de erradicação da miséria, indicando apenas o país que não queremos, mas e o que seremos? Ao analisar a história de países que obtiveram sucesso em seus projetos sociais, vemos que inevitavelmente seu desenvolvimento passou por um periodo de preparar seu povo para o futuro e isso começa em sala de aula.
Tenho feito alguns testes com estudantes do ensino fundamental da 5ª a 8ª série e como dizia Raul Seixas, confesso abestalhado que estou decepcionado, é incrível como a essa altura do campeonato, a maioria deles tem grandes dificuldades em escrever corretamente e até de interpretação, alguns conseguem até ler determinados textos, mas não decifram a mensagem nele contida.
Recebi um texto recentemente de uma estudante da 7ª série que tinha 50% de erros de escrita e como disse, não é um caso isolado. Daí o Brasil é apontado como tendo um dos piores sistemas educacionais do mundo e  como escreveu Ioschpe, "aqui a educação não é percebida como uma ferramenta estratégica como em países desenvolvidos, mas como um fim em si mesmo, apenas como um direito do cidadão e ponto final."
E ainda existe um grande problema na educação superior, bem lembrado pelo autor é que  lá na universidade o que realmente dá notoriedade é se o indivíduo conhece bem os temas importantes na Europa ou nos Estados Unidos, quando alguém produz algo que diz respeito aos pressupostos de pensadores, filósofos e pesquisadores europeus ou americanos é aplaudido e respeitado, questões essas que muitas vezes nada tem a ver com aquilo que acontece em nossa Terra Brasilis.
Hoje o nosso país vive um "gargalo" de mão de obra, empregos existem ou existirão, a dificuldade do país hoje não é mais tanto o desemprego como foi em outras décadas, mas preencher as vagas oferecidas pois não há gente preparada para ocupá-las, e isso é no mínimo vergonhoso, é como alguém que comprou uma vaca leiteira, cuidou, alimentou bem, ela produziu leite e ele não sabe ordenhá-la, não pode usufruir de sua conquista. Faço minhas as palavras finais de Ioschpe, "a sociedade civil precisa recuperar nossa educação e subordiná-la aos interesses nacionais." Só assim teremos um país que pode ser considerado de primeiro mundo, do contrário seremos sempre o país do quase, quase seríamos grande, quase resolveríamos nosso problema de má distribuição de renda, quase seríamos um pais justo, quase seríamos um país de todos e teriamos erradicado a pobreza.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Ilhéus na Copa 2014


O Cana Brava em Ilhéus,
provável centro de treinamento de seleções na Copa 2014.
 Nesse fim de semana, o Comitê Organizador da Copa do Mundo no Brasil, divulgou a lista dos prováveis locais que serão Centros de Treinos de Seleções que estarão no mundial de 2014. Na verdade a FIFA espera que sejam indicados ao menos 64 locais para que sejam oferecidos às agremiações, mas o Brasil quer apresentar 90 opções, dentre essas estão 6 locais na Bahia, por ser também uma sede onde acontecerão jogos do mundial. São eles: Salvador, Camaçari, Mata de São João, Porto Seguro, São Francisco do Conde, Trancoso e Ilhéus.
Na cidade de Ilhéus, aqui bem pertinho de nós, o local escolhido foi o Hotel Cana Brava Resort, levou-se em conta a proximidade com o aeroporto e sua capacidade de pouso para grandes aeronaves. Agora é esperar que uma das seleções classificadas para a Copa do Mundo escolha o atraente resort ilheense para ter como sede e colocar a cidade como centro das atenções também no mundial. Pesa a seu favor a história, sua beleza e a proximidade com excelentes locais turísticos.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

A Bahia lidera ranking de pobreza no Brasil

2,4 milhões de bahianos abaixo da linha da pobreza.
Segundo documento liberado hoje pelo IBGE relativo ao Senso 2010, a Bahia é o estado brasileiro com o maior número de pessoas abaixo da linha da pobreza, são 2,4 milhões de pessoas, é sem dúvida a maior concentração de pessoas nessa condição em todo território nacional. Depois da Bahia surgem outros dois estados nordestinos, o Maranhão com 1,7 milhões de pessoas e o Ceará em terceiro lugar com 1,5 milhão.
A situação do governo J.Wagner, das gestões "agora tem, tem, tem" se agrava a cada dia, não bastasse esse escandaloso número de pessoas em situação de miséria, ainda temos o sucateamento das instituições de ensino, que ainda não foi para o brejo graças ao compromisso dos profissionais da área, que atuam para salvar a educação bahiana, especialmennte as Instituições de Ensino Superior (IES).
É obvio que esses números do IBGE não são reflexos apenas do governo petista, é fruto de um longo descaso político, que se arrasta por décadas, mas não podemos deixar de levar em conta que esse é o terceiro mandato do PT no estado, vale lembrar que já vivemos no passado uma experiência dessa com Waldir Pires e que não foi nada agradável.
Soma-se a isso a situação dos transportes controlados pelo governo como o Ferry Boat, que se encontra em situação deplorável e sem nenhuma atenção do governo, acidentes vem acontecendo com certa frequência, de vez em quando os navios ficam à deriva no mar e é um Deus nos acuda, e olha que um desses navios leva o nome de Ivete Sangalo, tadinha.
O forasteiro governador da Bahia, (ele é carioca) que ganhou a eleição no estado por conta da popularidade de Lula, está se mostrando um verdadeiro aventureiro, especialista em arrumar desculpas esfarrapadas para justificar suas ações indecorosas à frente do governo.
As universidades estaduais estão paradas a quase um mês e numa assembléia hoje, decidiram que vão continuar com a greve, apesar do governo arbitrariamente se negar a pagar os salários dos professores, mesmo sendo esta uma greve legítima e de direito assegurado na Constituição Federal, inclusive mantendo 30% de funcionamento nos estabelecimentos de ensino como requer a lei. Um professor da UESC me disse hoje pela manhã que eles tiveram que entrar com um mandado de segurança para não ficar sem os salários.
Não há novos empreendimentos via poder público no estado, são as poucas iniciativas privadas com alguns mercadinhos e lojas que ainda apostam em se dar bem por aqui, enquanto isso o governo joga todas as suas fichas em emprrendimentos polêmicos como é o caso do intermodal de Ilhéus, que é iniciativa federal diga-se de passagem. Mas uma coisa é clara, milhares e milhares de reais são gastos em publicidade na TV, rádio, internet e jornais impressos com o já famoso e desprezível refrão: "agora tem, tem , tem".
Se teve algo que o governo Wagner trouxe do PT para a Bahia foi sua enorme capacidade de midiar os quase nada que faz, é como aquela história da pata e da galinha, a pata quando bota um ovo é preciso procurar minuciosamente o lugar onde ele está, pois esse animal, apesar de botar um ovo duas vezes maior que o da galinha, fica em silêncio, não faz estardalhaços, mas a galinha quando bota um ovo, por menor que seja, todos sabem onde está e a hora que ela botou, pois faz um escândalo sem precedentes, assim é o governo de Wagner, muita promessa, poucas realizações e muita truculência. É a era Malvadeza II no nosso estado.
No balanço do governo na Bahia, entre outras coisas estão o maior número de pobres no país, o mais violento da nação, pasmem, Pernambuco que sempre liderou esse quisito ficou para trás, agora é a nossa Bahia, o número de mortes violentas no estado subiu mais de 400% nos últimos dez anos segundo pesquisas recentes, pior salário de professores universitários do Brasil, fazendo com que bons professores saiam para outras universidades em outros estados. A sensação é de que estamos indo quase irremediavelmente para o buraco! 

terça-feira, 3 de maio de 2011

Os estudantes do Mais Educação e o caminho de sucesso.

Até o dia 17 de maio estaremos trabalhando no Mais Educação do Colégio Sesquicentenário de Itabuna - CISO, com a temática "Relacionamentos pessoais". Essa semana especificamente, estou abordando o tema "Tornando-se um sucesso real" baseado na obra de  John Maxwell, "Dando a volta por cima" que enfatiza, para ter uma vida promissora e regada com felicidade é necessário entender que o sucesso não é algo para ser alcançado e sim para ser vivido, dia a dia. Hoje trabalhei com a turma B do Mais Educação vespertino e na segunda metade da aula pedi para que eles desenhassem e escrevessem algo sobre o tema abordado, sobre o que imaginam ou sonham para o futuro deles e finalmente como estamos às vésperas do dia das mães, pedi também que eles indicassem a maior retribuição que gostariam de dar às suas mães ou pessoas que cuidam deles, eis as respostas:

1. Ana Saiury, 13 anos, estudante na 6ª série.
"Hoje eu gostei sim da aula, gostei que o professor falou de sucesso, sobre relacionamento, equipe, atitude e liderança. O que quero para mim no futuro é me formar em Direito".

Para a mãe dela, desenhou uma casa, com caminhos floridos, árvores frutíferas num dia de verão. Será que pretende se formar em Direito, ganhar dinheiro e dar de presente um sítio para a mãe? Rsrsrs.

2. Arthur, 11 anos, estudante na 5ª série.
"A aula falou sobre relacionamento, porque o relacionamento nos ajuda a crescer na vida, quero no futuro virar um homem de sucesso, ser uma boa pessoa, ter um bom emprego e uma vida melhor".
Para a mãe dele, sonha em dar um carro, uma casa e muito dinheiro como agradecimento por ter cuidado dele.

E muito carinho, amor e atenção também viu Arthur, ela vai adorar isso de você.

3. Brendha Lima, 13 anos, estudante na 6ª série.
"A aula foi legal, aprendi que preciso dar valor a mim mesma, foi ótima! No futuro quero ser fotógrafa e para a  minha mãe eu quero toda a felicidade do mundo, pois ela me aguentou nove meses na barriga, então espero que ela tenha orgulho de mim. Eu quero dar muito dinheiro para ela".

Hum! Brendha, o mesmo conselho que dei para Arthur, além de grana que sempre faz bem, dê muito afeto, carinho para a mamãe, é possivel que ela prefira primeiro isso depois a grana. Rsrsrsrs!

4. Davison Santos, 13 anos, estudante na 6ª série.
"A aula falou sobre o sucesso e o fracasso na vida, falou como devemos nos relacionar com as pessoas, falou como trabalhar e se dar bem em equipe, falou como ser alguém de atitude, falou sobre liderança e responsabilidade. Para minha vó querida eu queria dar uma carro".

Realize o sonho dela Davison, parece que ela quer você no topo, feliz e realizado!

5. Maria Eduarda Nunes, 11 anos, estudante na 5ª série.
"Eu entendi que relacionamento, equipe, atitude e liderança é um caminho que precisa ser construído com sucesso e para ser sucesso precisa-se de liderança. Então vamos acreditar que o sucesso é possivel pois é o melhor futuro para todos. Espero ser no futruro uma Médica, para dar otgulho a minha mãe, Elaine, e minhas tias Vanessa e Camila, além de minhas avós, Nita e Nivalda e meu querido pai. Agradeço também aos professores do CISO que já me deram aulas."

No final ela ainda deixa um recadinho: "todos devem seguir o sucesso e deixar que o fracasso seja envergonhado". Valeu Maria Eduarda!

6. Rafael Santos, 16 anos, estudante na 8ª série.
"Hoje na sala de aula, aprendi muita coisa bacana com o professor, sobre o caminho que temos que seguir e o futuro que mais queremos. Eu também percebi que um bom relacionamento entre as pessoas é de fundamental importância para podermos ter um futuro promissor. Também devemos escolher as pessoas com quem andamos, pois o nosso futuro depende disso, tem um ditado que diz: "diga com quem andas que eu te direi quem és". Para mim eu quero um futuro brilhante com muitas oportunidades de emprego. Para a pessoa que cuida de mim, quero dar a ela um futuro digno, poder retribuitr a ela tudo o que faz por mim, para ela perceber que não é em vão, que ela é a razão do meu viver, pois amor só de mãe".

Muito bonito e significativo Rafael, com certeza sua mãe vai gostar de ler isso, parabéns!

7. Vinícius Novaes, 15 anos, estudante na 7ª série.
"Hoje gostei sim da aula, gostei porque o professor falou de sucesso, sobre relacionamento, atitude, liderança e equipe. Eu quero me formar em Educação Física e ser jogador de futebol profissional. O meu maior sonho é dar uma casa bem grande para a minha família".

Boa área profissional para atuar Vinícius, poderá sim realizar seus sonhos, é só perseverar e ter atitude sempre! Quanto a jogar futebol, espero que você seja bom mesmo e jogue no Mengão...rsrsrs

8. Jéssica Alves, 13 anos, estudante na 6ª série.
"A aula foi interessante para refletirmos sobre o futuro. Achei interessante a encruzilhada da vida, o momento de escolhermos entre o fracasso e o sucesso. Quero no futuro terminar os estudos, fazer um curso superior e constituir uma boa família, com pessoas que gostam de mim de verdade, do jeito que eu sou. Quero me formar em duas áreas: Psicologia e Direito, através da minha profissão ajudar as pessoas. desejo que minha mãe me veja como uma pessoa esforçada, batalhadora e merecedora daquilo que tem".

Muito bem Jéssica, bons anseios, espero e torço para que você consiga chegar lá!

9. José Reis Neto, 14 anos, estudante da 8ª série.
"Aprendemos que para podermos caminhar no sucesso devemos saber nos relacionar, escolher os amigos que possam nos ajudar nas decisões da vida, ter atitude real para poder ser alguém na vida e por fim saber se controlar e nas ações do outro ter reações corretas para demonstrar nosso bom caráter. No futuro quero ser um professor, pois quero falar aos outros aquilo que aprendi hoje e compartilhar todo o meu conhecimento. Quero dar para minha mãe, amor, carinho presente, que ela tenha oprgulho de mim, saber que eu posso fazer de tudo para agradá-la".

Excelente reflexão José, sensata e bem racional, que bom saber que você quer ser um professor, junte-se a nós nessa missão maravilhosa de formar bons cidadãos.

10. Karen Eduarda, 12 anos, estudante na 6ª série.
"Eu gostei da encruzilhada da vida, a escolha que fazemos entre o sucesso e o fracasso. Aprendi que se escolher o fracasso serei infeliz, prisioneira de circunstâncias e se escolho o sucesso terei dignidade e liberdade. Eu escolho o sucesso claro, todo mundo quer ser cantora, modelo, atriz, dançarina e tantas outras coisas. Eu quero ser feliz, dar um bom exemplo e muita alegria para a minha família. Para minha mãe quero ser uma boa filha e amar muito ela, quero construir uma família como ela me ensinou. Amar e ser amada".

Que bom Karen, sonhos lindos, desejos maravilhosos, boas escolhas, siga esse caminho com atitude, você vai conseguir.

11. Rafaela Aguilar, 13 anos, estudante na 6ª série.
"Gostei porque o professor sabe explicar direitinho o assunto, gostei  muito da aula e queria ter mais vezes. Para o meu futuro, desejo ser advogada e quero também que minha família me visse no futuro como uma pessoa feliz e realizada com a profissão que escolhi".

Muito grato Rafaela pelo elogio, vamos nos encontrar mais vezes sim, boa profissão que você escolheu, estude, estude muito e com afinco, e assim você vai realizar seu desejo.

12. Thiago Jesus, 12 anos, estudante na 6ª série.
"Aprendi que todos nós somos iguais e que existem dois caminhos para a vida, a escolha do
caminho certo é de nossa inteira responsabilidade, ninguém pode decidir por nós, nem nosso pai, nem nossa mãe, só nós podemos decidir pelo caminho do sucesso ou do fracasso. No futuro gostaria de ser jogador de futebol se Deus quiser, mas se ele não quiser vou ser outra coisa. Eu quero retribuir para minha mãe o mesmo cuidado que ela teve por mim, não vou fazer como muitas pessoas ingratas que colocam seus pais em um abrigo". 

Legal Thiago, mas lembre-se, é verdade que é você quem escolhe, mas seus pais participam no auxílio para que você faça boas escolhas, assim como seu professor. São bons seus pensamentos, torço pela sua felicidade.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Anunciada a morte de Bin Laden, líder do Al Qaeda


Bin Laden de aliado a inimigo público #1
 Na madrugada desta segunda-feira, 2 de maio de 2011, o exército dos  Estados Unidos conseguiu o que vem tentando já a quase 10 anos, eliminar o líder do grupo terrorista Al Qaeda, Osama Bin Laden.
Em parceria com  o Paquistão, o exército americano finalmente o localizou na semana passada e nessa madrugada ele foi cercado na cidade de Abbotabad, próxima à capital paquistanesa Islamabad e foi atingido com um tiro na cabeça. Os americanos trocaram tiros com seguranças do terrorista, mas nenhum soldado foi ferido, informações dão conta de que os corpos de Bin Laden e o de um dos seus filhos estão sob o poder de autoridades dos Estados Unidos.
Osama é acusado de ser o principal mentor dos ataques de 11 de setembro de 2001, quando aviões explodiram o World Trade Center, as Torrres Gêmeas do Centro de Manhatan, ceifando a vida de milhares de pessoas, é acusado também de ser o responsável por ataques a alvos americanos em países africanos e no Oriente Médio.
A recompensa pela captura e morte de Bin Laden já chegava a soma milionária de 25 milhões de dólares, ele era alvo de investigações ininterruptas de pelo menos paquistaneses e americanos.
A morte de Bin Laden é noticiada no exato momento em que já se tinha descoberto uma rede de pequenos grupos terroristas liderados pela Al Qaeda espalhados pelo mundo, prontos para a qualquer momento iniciarem suas atividades em diversos países, inclusive no Brasil, como matéria publicada na revista Veja do mês de março deste ano.
O presidente Americano Barack Obama fazia o pronunciamento da morte do terrorista enquanto centenas de pessoas cercavam a Casa Branca e comemoravam o acontecimento.
Bin Laden que teve cerca de 23 filhos e ao menos 5 esposas, foi aliado dos Estados Unidos na guerra contra a URSS no Afeganistão, quando nos anos 80, liderou uma milícia apoiada pelo governo americano que queria espulsar os russos daquele país. Acredita-se que foi depois desse episódio que ele idealizou, criou e manteve durante todo esse tempo a organização que aterrorizou o mundo chamada de Al Qaeda.
O curioso é que fato semelhante está acontecendo na Líbia, onde novamente o governo americano apoia e patrocina uma milícia de rebeldes que lutam contra o governo do ditador Kadhafi, um jogo político que já se mostrou extremamente perigoso para os Estados Unidos e para o mundo. É como diz o ditado popular: "criando sarna para se coçar".

Fonte: Globonews e Reuters

domingo, 1 de maio de 2011

Flamengo 32 vezes campeão estadual, em 2011, foi invicto!

Flamengo, campeão carioca invicto em 2011.
O Flamengo conquistou nesse domingo o seu 32º título de campeão estadual e vai aumentando cada vez mais sua hegemonia no estado, o  Fluminense segundo colocado tem 30 títulos. E mais uma vez foi o Vasco, a vítima do Bond do Mengão sem freio. O jogo não foi o que se esperava de uma partida com tantos bons jogadores, poucos lances capitais, porém foi bastante disputado, no final o resultado em 0x0 levou a disputa da Taça Rio para os pênaltis. Se o Vasco vencesse a partida além de conquistar a Taça Rio, equivalente ao segundo turno do Campeonato Carioca, levaria a disputa do campeonato para duas partidas com o Fla, que foi vencedor da Taça Guanabara. Mas o Fla, que todos pensavam, poderia abrir mão de sua invencibilidade para provocar novas partidas com o rival, tudo em nome de mídia e grana, não quis dar sopa ao azar, endureceu o jogo e mesmo jogando mal não possibilitou a vitória vascaína, com isso aumentou a invencibilidade para 25 jogos e como disse Edmundo, conhecido jogador vascaíno e hoje comentarista da Band, "todos devem mesmo reconhecer esse feito rubro negro".
Nos pênaltis, mais uma vez nos pênaltis, o Flamengo mostrou competência, enquanto os vascaínos desperdiçavam suas cobranças, uma após a outra, os rubro negros iam fazendo sua parte, no final o resultado: 3x1 para o Fla.
Ronaldinho Gaúcho ainda não embalou no Flamengo, sua participação não tem sido de encher os olhos, e com ele em campo o time fica mais burocrático, centralizando suas ações no camisa 10 e perde objetividade, basta repararmos o que aconteceu no segundo jogo contra o Horizonte - CE, pela Copa do Brasil, quando o Fla foi muito mais objetivo e perigoso no ataque sem ele em campo, no entanto, esse foi efetivamente o terceiro titulo do clube em apenas 4 meses e com o dentuço no gramado, a Taça Guanabara, a Taça Rio e como consequência dessas conquistas o invicto Campeonato Carioca. Não é pouca coisa se pensarmos que os clubes do Rio, especialmente os grandes estavam recheados de bons e decisivos jogadores. É de fato para o torcedor rubro negro comemorar, pois esse não foi um campeonato fraco como tem acontecido em edições anteriores do ponto de vista de competitividade, fraco mesmo foi o público que não compareceu como se esperava durante todo campeonato, achei pouco o público de hoje por exemplo,  cerca de 39 mil pagantes, até porque se tratava de uma final com a presença do Flamengo, que todos sabem tem a maior torcida do Rio de Janeiro. O Engenhão deveria estar lotado.
Por fim, o Trem Bala da Colina perdeu sua velocidade diante do Bond do Mengão sem freio e mais uma vez vai ter que amargar o fato de que parce uma sina, toda vez que enfrenta o rubro-negro numa final, parece amarelar, já faz muito tempo que o time da cruz de malta não vence uma final contra o urubu, e hoje a questão foi abordada no Esporte Espetacular, qual a causa desse fenômeno? Troca-se jogador, presidente, troca-se até de campo e a sina continua.
Parabéns ao Fla por mais uma conquista!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Nascidos em 28 de abril

Click na imagem para vê-la em tamanho natural.
28 de abril é o dia da caatinga, lugar comum do povo sertanejo, guerreiro, lutador, herói. 28 de abril é também o dia da educação, essencial, transformadora, motivo de esperança de um futuro melhor para o cidadão e para a nação. 28 de abril é o dia da sogra, apesar da zoação há sogras formidáveis, espetaculares, especiais, a minha é ótima, maravilhosa, companheira. 28 de abril no calendário Bahái é o dia da beleza, de tudo que é belo, inteligente e encantador e no calendário romano antigo era o dia de se homenagear Flora, a deusa das flores.
Hoje, 28 de abril de 2011, é o dia que orgulhosamente completo 38 anos, sou grato a todos que contribuiram para que eu chegasse até aqui, sou grato, muito grato. Felicidades a todos os aniversariantes desse dia...PARABÉNS!!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Sungha Jung pra vocês!



A prova de que disciplina e dedicação dão bons resultados não importa a idade!
Fenomenal!!!

Bill Gates na Bahia


Bill Gates, na Bahia, só hotel.
O segundo homem mais rico do mundo resolveu conhecer de perto as encantadoras belezas naturais do nosso país, depois de uma passagem pelo estado do Amazonas onde apreciou as águas do Rio Negro e visitou populações ribeirinhas, pegou o seu jatinho particular e desembarcou em Porto Seguro com sua esposa Melinda French.
O hotel escolhido foi o luxuoso Villa de Trancoso na Praia dos Nativos, uma coisa, porém chamou a atenção nessa visita de Bill Gates na nossa terrinha, o fato de ficar recluso no hotel durante os quatro dias que esteve em nosso estado, limitou-se a curtir apenas o hotel sem demonstrar real interesse pelas belezas que podem ser encontradas na nossa região.
Segundo uma funcionária do hotel, que não quis se identificar, Gates saiu na noite do domingo, 17, e dirigiu-se ao Aeroporto Internacional de Porto Seguro, de onde retornou para os Estados Unidos
Poxa Bill! Quando vier à Bahia, demore um pouco mais, conheça nossa terra de modo mais substancial, quem sabe você se encante e resolva ficar por aqui, de qualquer modo seja sempre bem-vindo!

terça-feira, 19 de abril de 2011

A questão do ateísmo

A não existência de um Ser Supremo é algo inconsistente.
Hoje, ao participar de uma reunião com monitores e coordenadores do programa do Governo Federal “Mais educação”, me deparei com uma cena clássica, o debate sobre a existência de Deus entre uma cristã e uma atéia. Quando uma colega declarou ser agnóstica percebeu-se um silêncio mórbido, clara demonstração de reprovação. Percebemos ali que os conceitos cristãos ainda são muito valorizados na sociedade, apesar de tantas intempéries, de tantos problemas sociais e do discurso racional da ciência que aponta para soluções no campo humano, bem à caráter do discurso nietzscheano que apregoava a capacidade do homem de resolver todos os seus males aqui e agora, Nietzcshe em sua época saiu com a ideia do super homem, suficiente em si, não necessitava da religião.


Hoje penso que a grande questão não é discutir a existência de Deus e sim o que representa a religião e como a mesma participou ao longo das eras na formação da sociedade, para o bem ou para o mal, mesmo porque ao ler os escritos de um dos mais célebres e influentes ateus que o mundo já conheceu Friedrich Wilhelm Nietzsche e sua biografia, só os tolos não percebem que o filósofo alemão não se tornou ateu por causa de Deus e sim, por causa da religião, a forma política de se apresentar Deus, especialmente em sua época, em que a religião ainda se auto proclamava detentora de todo o conhecimento, de toda a ciência, proprietária e inquiridora das escolhas e ações humanas.

Embora tenha dito que o ateísmo para ele não era uma consequência e nem um fato novo, existia com ele por instinto, foi grande contestador da moral difundida pela religião, especialmente quando voltava o olhar para as classes dominantes que se utilizavam dos conceitos morais religiosos para dominar as classes mais pobres que ele chamava de inferiores.

O homem que nasceu em uma família luterana, filho de pastor e que também foi estudante de teologia quase seguindo a carreira do pai, abandonou a fé ainda na juventude quando iniciou seus estudos de filosofia. Em sua formação, o centro de seus estudos era exatamente sobre os valores universalmente aceitos, que entendia serem dominados pela religião e pela política que os utilizavam para mascarar a realidade humana, cheia de percalços.

A despeito de todos esses pensamentos e longe de atuar como advogado do filósofo, podemos ver nas entrelinhas, um Nietzsche revoltado com seu momento, no contexto em que vivia. A sua clássica frase: “Deus está morto” é imediatamente acompanhada com outras que se referem ao ostracismo na sociedade imposto pela religião dominadora e coercitiva.

Assim, diz-se que a filosofia afasta os homens de Deus, é em minha opinião um dolo engano, muito pelo contrário, nas fendas dos pensamentos filosóficos Deus está ali, intrínseco, real e absoluto, mesmo quando nos referimos aos grandes filósofos gregos que viveram antes do surgimento do cristianismo.

Na metafísica aristotélica vemos o pensamento ocidental embrionário do monoteísmo, ainda que para a filosofia grega da época era impossivel tal concepção, mas fala de um ser que não é apenas um ser, mas do ser enquanto ser, que está além da física, além da matéria, daí a palavra "metafísica", e quando questionado sobre a origem do movimento, sobre quando tudo que é físico surge, eis que se apresenta o pensamento filosófico aristotélico do primeiro movimento, aquele que não depende de outro ser, mas apenas de si e de onde emana todo poder e toda força para dar movimento e existência a todas as coisas.

No livro II da Metafísica, vemos um Aristóteles se referindo a um ser que é nobilíssimo, um ser máximo, verdadeiro ao máximo e sendo assim é causa de tudo que é daquele gênero, como o fogo que é o máximo do quente e é a causa de todos os quentes. Mais tarde no século XIII, Thomás de Aquino arremata dizendo que existe algo que é a causa da existência de todos os seres, da bondade e de qualquer perfeição, e a este chamamos de Deus. Basta pensarmos que somos a sua imagem e semelhança, portanto tomando por base o pensamento de Aristóteles, somos do mesmo gênero de Deus, então ele é a nossa causa.

Diz-se que não se pode afirmar a existência de Deus, por ser a crença destituída de consistência, o mesmo podemos dizer da não existência de Deus, se nos aprofundarmos na filosofia, na história e em todas as ciências veremos que é inconsistente demais afirmar que Deus não existe, eu, particularmente prefiro acreditar neste ser máximo de onde emana toda a perfeição, posso questionar as organizações religiosas e suas ações alienantes como fazia Nietzsche, mas jamais me sentiria à vontade para questionar a existência desse ser supremo. Razão de todo o existir.


sexta-feira, 15 de abril de 2011

Opinião sobre a guerra política deflagrada entre DCE e Mobiliza UESC - Parte 1

O que aconteceu e como aconteceu.

Ontem à tarde fui à UESC para uma reunião com o Centro Acadêmico de Ciências Sociais, o CACiS, fiquei sabendo no caminho que iria acontecer uma assembléia de estudantes no final daquela mesma tarde, confesso que não estava interessado em participar, senão, cumprir meu dever com o Centro Acadêmico e ir embora pois tinha compromissos ainda.  Por conta de algumas reuniões em Itabuna, acabei chegando ao final do encontro. Saindo dali vi uma movimentação diferente no Espaço Universitário e resolvi verificar, saber o que estava acontecendo, era um entra e sai do DCE (Diretório Central dos Estudantes) como poucas vezes eu vi, senti que a coisa estava meio atravessada, e quando a coisa está assim, é melhor ficar pra ver o que acontece e eu fiquei.
Coisa que universitário mais gosta é de uma “pelengazinha” pra ter um motivo de soltar seu grito de guerra, muitas vezes nem está certo se é aquilo mesmo que quer, mas é tentador estar na “muvuca”. De repente era notebook's pra todos os lados, cartazes com frases de efeito colados em todos os cantos, ali tinha também barracas armadas, data show, som, o "espetáculo" estava para começar e o custo que tive para estar ali foi de apenas 2 passes estudantis nada mais, sair dali? Eu? Jamais. Queria acompanhar tudo de perto.
Conversei com vários dos que estavam presentes sem saber se meus interlocutores estavam de um lado ou do outro, eu tava que nem garrafa pet no esgoto, as águas sujas estavam me levando e eu nem sabia pra onde, mas ia aos poucos juntando as peças do quebra-cabeça. Foi quando alguém pegou o microfone e começou a falar, este dizia que fazia parte da chapa minoritária, que esteve presente numa reunião e coisa e tal e que aquela assembléia era legítima e que por isso estava ali, outro no meio do povo bradou: "hoje eu tenho muita coisa pra falar sobre esse DCE", imediatamente percebi que se tratava de uma divisão, como o diretório é composto de 70% da chapa majoritária que detém a executiva, a mais votada nas eleições e 30% da minoritária, ficou claro para mim, o jogo do poder entre os membros do DCE.
A assembléia iniciou-se e começou as falas, fui prestando atenção em cada uma delas, ânimos exaltados, muita gente com o estatuto do DCE em mãos, muitos questionamentos, o principal assunto da pauta era a participação ou não dos estudantes na greve deflagrada por professores e funcionários contra o decreto 12.583/11 que o governo do estado assinou e as consequências todos já sabem: cortes de verba, inviabilização do aprimoramento do corpo docente, falta de investimentos em estrutura, ferimento da famigerada autonomia universitária e por ai vai.
Mas o início da assembléia não poderia ser mais animador pra quem gosta de barulho, todas as falas estavam direcionadas ao que chamavam de omissão do DCE, gritavam: "cadê o presidente? Onde está a representação estudantil? Eles são omissos! Não se posicionam! Daqui a pouco um tumulto, a mesa se desfez e saíram todos correndo em direção a sala do DCE, ameaças, gritaria, a atuação da turma do deixa disso, as coisas se acalmam e continuam as falas, gritos, palmas, incentivos, fala representantes de cursos, de funcionários, de professores e eu me perguntava a todo instante: qual é o momento que a executiva do DCE vai falar? Eles não apareciam, estavam escondidos, logo veio a noticia, estavam numa reunião chamada COEB, uma instância deliberativa do DCE, marcada em cima da hora para tentar desarticular o movimento dos estudantes, e esse movimento tem nome, chama-se "Mobiliza UESC", que não cansam de afirmar, como o próprio nome já diz, é uma mobilização, já que o diretório, que é o representante legal dos estudantes, não se mobiliza, dizem eles a todo instante. Eles não me representam, eu me represento" outro grita.
A assembléia acontecia, o tempo ia passando e ninguém arredava o pé, as propostas iam surgindo, assinaturas iam sendo colhidas, gente chegando, apoio ao que estava acontecendo vieram de Vitória da Conquista, Jequié, Adusc, Afusc e nada da executiva do DCE se manifestar e eu pasmo, observava de modo crítico tudo aquilo.
Eis que surge o vice-presidente do diretório, convidaram-no para falar e ele tinha que responder uma pergunta em especial: "porque o DCE não considerava aquela assembléia como legítima?" O pobre rapaz até tentou responder, mas claramente sem eloquência e sem argumentos, resolveu se retirar do local, não só ele, mas toda representação majoritária do DCE, o que me deixou ainda mais pasmo, eu me perguntava: ué! Não são estes os estudantes e aqueles os seus representantes?! Enquanto se retiravam alguém no meio da “muvuca” gritou: Olha lá o presidente, ele está fugindo, está indo embora! E uma sonora vaia foi ouvida, acompanhada com várias palavras (ões) que nessas horas acabam sendo inevitáveis. Logo abaixo, nos próximos dois posts, meu ponto de vista sobre o acontecimento, por favor não deixe de ler.

O BRUTAL E DESUMANO UNIVERSO DAS REDES SOCIAIS - Por Maik Oliveira

Desligue suas redes sociais! A frase pode parecer de um rigor extremo, mas é o que sugerem importantes nomes do Vale do Silício, ex funcioná...