terça-feira, 18 de junho de 2013

OS PROTESTOS NO BRASIL NÃO SÃO UMA ONDA!


Por: Maik Oliveira

Os protestos que ocorrem em todo o Brasil, desde as cidades grandes até as cidades menores, não podem e nem devem ser considerados como uma onda.

Uma onda na melhor definição da palavra é aquela que vem com força e logo depois se dissipa. Não! O que ocorre no Brasil é algo sólido, de uma geração que já está cansada de ouvir e ver atos de desrespeito para com a população, está cansada de acompanhar pela TV ao descarado desvio de verbas públicas em benefício de espertalhões e o pior, mesmo com a atuação de organismos da justiça esses ladrões do erário ainda continuam dando as cartas em setores importantes do governo como se cada brasileiro fosse otário e passivo diante de absurdos, que de tão absurdo parece inacreditável.

O cidadão brasileiro está cansado, cansado de ser roubado em casa quando acende uma lâmpada e assiste a TV, cansado de ser roubado no banco quando faz um saque ou efetua um pagamento, roubado quando pega um ônibus ou toma um cafezinho ou ainda quando recebe seu salário e, como se não bastassem todos os "roubos oficiais" ainda acontecem os roubos a mão armada acompanhados desde puxões no cabelo até tiros à queima roupa por gente que se enveredou pelo caminho da criminalidade uns por falta de oportunidades outros por puro problema de caráter e que encontram por parte da justiça brasileira uma impunidade tão desgraçada quanto ao fato de se considerar a vida no crime como uma carreira, a carreira criminal.

O brasileiro que agora se levanta e vai para as ruas não é meramente um vândalo ou um almofadinha da classe média sem que fazer como acusou um certo jornalista e que por força do movimento popular voltou atrás da sua infeliz declaração. Esse povo que se levanta é um povo indignado, e diferente do que dizem alguns, eles sabem bem o que querem, não é preciso procurar minunciosamente qual o real sentido das manifestações: contra aumento das passagens? Contra a corrupção? Contra o abusivo uso de dinheiro público na construção de estádios luxuosos para jogos de futebol? Tudo isso é fato, mas o principal é: Queremos um Brasil melhor, queremos um pais mais justo, queremos um lugar onde podemos sonhar com um futuro, onde podemos planejar um vida produtiva, feliz e que faça sentido.

Não é nem um pouco interessante ouvir de um administrador público que não tem dinheiro para subsidiar o preço da passagem quando centenas de milhões de reais são gastos deliberadamente na construção de um estádio de futebol, não soa bem ouvir que não há dinheiro para construir hospitais, melhorar a educação e a segurança pública se bilhões de reais são gastos em tempo recorde sob pressão de uma instituição capitalista como a Fifa, para oferecer estrutura de primeiro mundo apenas nos entornos dos campos de futebol sem levar em conta as periferias.

Nada contra o esporte, nada contra eventos internacionais no Brasil, mas estes não podem e nem devem acontecer às custas do deixar de lado as reais necessidades do povo brasileiro. E a justiça no Brasil como está? Quem surrupiou o dinheiro público onde está? Atrás das grades como deveriam? E a educação, a valorização dos profissionais que atuam nesta área, a estrutura oferecida para que esta atividade tão importante para o desenvolvimento de uma nação aconteça,como está?

Todos esses questionamentos dão aos movimentos populares dos últimos dias uma legitimidade tão ensurdecedora que o que precisa ser feito por parte do poder público é ouvir essas vozes das ruas, é se alinhar a elas e buscar soluções imediatas para a sociedade brasileira.

Portanto, diante disto, este movimento não é uma onda, é a consolidação da indignação de uma sociedade que de uma vez por todas se levantou, acordou e decidiu agir, e não vai parar, esse movimento tem uma força que talvez nem mesmo quem está no cume do movimento pode mensurar. E acontece em um momento mais que propicio, hoje recebemos atenção do mundo, amanhã, se ouvirmos a voz do povo brasileiro que sabe o que quer, seremos respeitados! Viva o Povo Brasileiro que saiu de uma vez por todas da sua letargia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar, sua opinião é muito importante.

O BRUTAL E DESUMANO UNIVERSO DAS REDES SOCIAIS - Por Maik Oliveira

Desligue suas redes sociais! A frase pode parecer de um rigor extremo, mas é o que sugerem importantes nomes do Vale do Silício, ex funcioná...