sábado, 19 de janeiro de 2013

OS NOVOS CIENTISTAS SOCIAIS, DA BAHIA, DO BRASIL E DO MUNDO!

Olá amigos,

Acima a primeira foto da primeira turma, onde tudo começou.
Abaixo, caracterizados para um seminário, momentos marcantes.
esta semana estive durante seus primeiros dias, assistindo as apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos meus colegas do curso de Ciências Sociais da nossa Universidade Estadual de Santa Cruz. 

Foram momentos únicos de emoção, de alegria e ao menos de percepção quanto ao fato de que ali, naquelas 50, 70 laudas de texto, envolvendo pesquisa de campo, muita leitura está a síntese de uma trajetória de quatro anos de idas e vindas, estrada, chuva, sol, seminários, provas, apresentações as mais diversas, resumos, uma enorme produção de slides e discursos em sala de aula. 

Está ali a história de longos quatro anos de relacionamentos, entendimentos e desentendimentos, afinidades e "desafinidades",concordância e discordância e muitas, muitas descobertas. 

Foi legal assistir aos colegas submetendo seus trabalhos às suas respectivas bancas e foi bom também ver, através dos comentários e notas dos professores, que eles cumpriram bem seu papel, são os primeiros cientistas sociais que a UESC apresenta à sociedade. 

A próxima "fornada" sai no final desse 2013. Sou feliz por fazer parte dessa primeira turma, sou feliz por ter aprendido tanto, por ter hoje uma visão tão diferenciada e privilegiada de mundo, coisa que estou certo, nenhuma outra área de conhecimento é capaz de oferecer. 

Só em pensar que, a educação oferecida hoje no Brasil é meramente tecnicista, busca apenas cumprir o papel de formadora de mão de obra para o mundo do capital e não está muito interessada em formar cidadãos críticos; criticidade, que aliás, é o principal objetivo do nosso curso. Isso aumenta em muito nossa responsabilidade diante de uma sociedade em muitos aspectos doente, em processo de transformação e porque não dizer, tentando se readaptar a novas realidades, em novos contextos com suas constantes quebras de paradigmas. 

É esse, sem dúvida alguma, o papel do cientista social, diagnosticar e apresentar para esta mesma sociedade, caminhos que possam, ao serem trilhados, colaborar para que a sociedade viva mais saudável, portanto, mais justa. 

Sim, receber da Instituição de Ensino Superior o OK, a certificação de Cientista Social, é apenas o primeiro passo, há um longo e desafiante caminho a seguir. Temos as ferramentas, cabe a nós utilizá-las para sermos de fato, úteis à sociedade. 

Parabenizo aos meus diletos colegas, estaremos juntos nessa empreitada, as vezes concordando, as vezes discordando, mas unidos no desafio de oferecer à sociedade respostas plausíveis para os mais variados questionamentos no âmbito social. 

Quinta-feira, dia 24 de Janeiro, estaremos lá no auditório da UESC, já até comprei meu terno para essa data tão especial. Salientando que, embora fazendo parte desta primeira turma, estarei me formando neste 2013 como a maioria da turma. 

Porém, a alegria dos 10 guerreiros e guerreiras desse 24 de janeiro é também a minha alegria. Parabéns para nós!!

Um comentário:

  1. Gostei bastante de sua reflexão, Maik. Nosso sonho era ver todos juntos na mesma empreitada, mas cada um com sua particularidade. Estaremos juntos na defesa dos que por motivos particulares não puderam concluir agora. Gostaria de ver todos lá no auditório da UESC no dia 24/01/2013.

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar, sua opinião é muito importante.

O BRUTAL E DESUMANO UNIVERSO DAS REDES SOCIAIS - Por Maik Oliveira

Desligue suas redes sociais! A frase pode parecer de um rigor extremo, mas é o que sugerem importantes nomes do Vale do Silício, ex funcioná...