quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A Educação Moral e a Importância da Disciplina, um estudo durkheimiano. Parte final

É mediante a disciplina, e somente a ela que podemos ensinar a criança a moderar seus desejos, a limitar seus apetites de todo o tipo, é o único instrumento do qual dispomos para fazer com que a criança tome caminhos certos na formação do seu caráter, portanto marginalizar tal ato é jogar fora uma ferramenta indispensável para condicionar a criança no caminho da felicidade e saúde moral.

A disciplina é o agente principal da formação do caráter, trabalha no sentido de dar ao indivíduo domínio sobre suas paixões. No que concerne às três divisões da natureza humana ela atua para que a alma irascível - a parte de nosso ser que tende a ser dominado pelos sentimentos da ira, do ódio, da vingança, da coragem, bem como a alma apetitiva que fomenta em nós o desejo pela gula, pelo sexo e que é também responsável pela nossa reprodução se submeta completamente a alma logística - o nosso ser consciente, a alma racional, que segundo o filósofo grego Platão, é a parte de nós que mais se aproxima do divino, que promove em nós o equilíbrio necessário para que sejamos cidadãos úteis e cônscios dos nossos deveres.

É a disciplina que nos ensina a agir sem nos curvar à dominação dos impulsos do nosso interior.

Finalmente Durkheim conclui o pensamento relativo à disciplina dizendo que “é comumente na escola do dever que se forma a vontade”. Então o dever deve ser bem trabalhado, nesse caso específico, toda a atenção deve ser dada para essa fase tenra da vida, da criança em formação, é nela que se dá o que há de mais valioso para o cidadão, e consequentemente para toda sociedade, a boa moral, e esse não é um dever apenas de pais e mães, também das escolas que devem cumprir bem seu papel de educar, do poder público que precisa ter políticas públicas mais efetivas voltadas para a segunda infância, da sociedade como um todo.

Porque seu bem estar, a paz que tanto almejamos, a diminuição da corrupção, entre tantos outros valores que desejamos encontrar mais frequentemente entre nós, depende da maneira como formamos os indivíduos que a compõe, em destaque, nossas pequeninas crianças.

Esse texto em sua totalidade compôs um trabalho acadêmico desenvolvido pelo autor desse blog, solicitado pelo professor da disciplina Sociologia I, do curso de Ciências Sociais na Universidade Estadual de Santa Cruz em junho de 2009.

Foi publicado online pela primeira vez no blog www.sociologia-hoje.blogspot.com

2 comentários:

  1. Euuuuuuu ameeeeeeeeeiiiiiiii muuuuuuuuito
    me ajudou "pra xuxu" no meu trabalho de sociologia valeuuuuu mesmo
    que deus te abençoe muiiiiiiito
    beijããããããão

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar, sua opinião é muito importante.

O BRUTAL E DESUMANO UNIVERSO DAS REDES SOCIAIS - Por Maik Oliveira

Desligue suas redes sociais! A frase pode parecer de um rigor extremo, mas é o que sugerem importantes nomes do Vale do Silício, ex funcioná...