quinta-feira, 25 de abril de 2013

O SOCIÓLOGO entre as 20 melhores profissões do mundo capitalista

Weber, Durkheim e Marx, precursores de um das profissões
mais aplaudidas do mundo contemporâneo. Entre as 20
melhores do mundo capitalista.
O site Klickcarreira.com publicou na última terça- feira, 23, o resultado de uma pesquisa realizada por um site americano chamado CareerCast.com, que aponta as melhores profissões segundo Centro de Estatísticas do Trabalho dos Estados Unidos. 

É óbvio que esta é uma amostra do que acontece com o povo estadunidense, mas torna-se um indicativo interessante para compararmos o mercado de trabalho, uma vez que vivemos em uma sociedade capitalista e nesse aspecto, a economia norte-americana ainda dita as regras e pelo visto, vai continuar imperando ainda por um longo tempo. 

O resultado em primeiro plano não surpreende quando apresenta nos primeiros lugares, profissões como atuário - um profissional  responsável por mensurar e administrar riscos, consultor financeiro,  analista de sistemas da computação, profissões típicas de um mercado fundamentado no consumismo. 

O que surpreende é ver entre as principais e melhores profissões, a de sociólogo, uma vez que sabemos, este profissional fundamenta sua atividade principalmente na crítica ao mundo contemporâneo e inevitavelmente, acaba indo na contramão das principais práticas do ocidente capitalista, quando busca diagnosticar as causas dos principais problemas sociais como o aumento da violência, as crises financeiras, a desigualdade social gerada pela má distribuição de renda, etc, que invariavelmente são efeitos da desenfreada busca pelo lucro exacerbado por setores dominantes. 

O que diria Karl Marx hein?! O teórico que acreditava, uma democracia que se preze precisaria passar pelo critério da igualdade social e isso só seria possível através de uma revolução social, agora veria sua ciência - ao menos suas ideias que correspondem a parte importante do pensamento sociológico - sendo uma das preferidas do mundo capitalista tão por ele criticado, entre as 20 melhores em um universo de centenas de profissões. 

Nós que nos acostumamos a criticar tanto essa sociedade realmente brutalmente injusta, creio, há nesse fato, um motivo para elogiar. Resta-nos torcer que a sociologia não perca seu foco, seu objetivo, de ser uma ciência capaz de se contrapor ao usual, quando este usual é nocivo para a sociedade e quase sempre é assim. 

Deste modo, ela continuará sendo uma espécie de ilha de equilíbrio em uma sociedade tão desequilibrada. 

De todo modo é um alento saber que ser sociólogo vale a pena, não apenas no que diz respeito a busca pelo conhecimento do que seja a vida em sociedade mas também pelas possibilidades de ganhos financeiros, uma vez que isto passa pela valorização profissional. 

Não esquecendo que para qualquer profissão, empreender é uma poderosa chave para o sucesso.

Veja no link abaixo as listas das melhores e das piores profissões nos Estados Unidos segundo o site especializado CareerCast.com. 
http://msn.clickcarreira.com.br/querocrescer/2013/4/23/5278/pesquisa-revela-o-ranking-das-melhores-e-piores-profissoes.html

domingo, 21 de abril de 2013

Modelos dos trabalhos escolares para 2ª e 3ª séries do Ensino Médio do CMLEM

Um post específico para os (as) estudantes do 2º e 3º ano do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, que escreverão trabalhos sobre "Direitos e Cidadania" e "Trabalho e Sociedade" respectivamente. Aqui um modelo detalhado de como quero que seja organizado o trabalho de vocês. Sigam e ficará tudo bem. Qualquer dúvida, sanaremos em sala de aula. Atentem para a última página das imagens deste post, elas indicam as datas de teste e entrega do trabalho, lembrando que a prova de humanas da unidade acontecerá no dia 25 de maio. Boa produção para todos. Levem o que vocês produzirem para a aula.
Abraço a todos e todas
Cliquem aqui estudantes do 2º ano

Cliquem aqui estudantes do 3º ano

domingo, 14 de abril de 2013

A RESPOSTA DE CAETANO A FELICIANO

Caetano ao interpretar de modo acústico (voz e violão)
 a canção "Sozinho" do cantor e compositor Peninha.
Caetano responde, utilizando de sua indiscutível inteligência, a acusação de Feliciano de que levou à Ialorixá, Mãe Menininha do Gantois, a sua interpretação da canção "Sozinho", composição de Peninha, para ser por ela abençoada. 

A resposta de Caetano é cristalina pois evidencia o que está por detrás o discurso felicianista e traz em seu bojo, o respeito aos religiosos de modo geral e finalmente conclui com um questionamento desconcertante. 

O texto foi publicado neste domingo(14), na Coluna Cultura do Jornal "O Globo", onde escreve aos domingos. Confira!


Ainda Feliciano?
Por que mentir tão descaradamente sobre fatos conhecidos?


Nem estou acreditando que volto ao assunto do pastor/deputado/presidente da CDHM. Mas, como muitos devem ter visto, ele mentiu reiterada e estridentemente sobre mim. 

Há um vídeo no YouTube em que Feliciano, esbravejando de modo descontrolado, diz-se com Deus contra o diabo e, para provar isso, mente e mente mais. 

As pessoas religiosas deveriam observar o quanto ele está dominado pela soberba. Faz pouco, ele se sentiu no direito de julgar os vivos e os mortos, explicando por meio de uma teologia grotesca a morte dos garotos dos Mamonas e sagrando-se justiçador de John Lennon. 

Agora, aferra-se à mentira. Meu colega Wanderlino Nogueira notava, com ironia histórica sobre as espertezas da igreja católica, que a mentira não está entre os sete pecados capitais. Mas sabemos que “levantar falso testemunho” é condenado pelo Deus de Moisés. 

Por que mentir tão descaradamente sobre fatos conhecidos? Será que minha calma observação, aqui neste espaço, de que sua persona pública é inadequada ao cargo para o qual foi escolhido (matizada pela esperança no papel das igrejas evangélicas) o ameaça tão fortemente? 

Eu diria a pastores, padres, rabinos ou imãs — sem falar em pais de santo e médiuns espíritas, que são diretamente agredidos por ele — que atentassem para o comportamento de Feliciano: como pode falar em nome de Deus quem mente com tão evidente consciência de que está mentindo?

Sim, porque não há, dentre aqueles que prestam atenção no meu trabalho, quem não saiba que, ao cantar a genial canção de Peninha “Sozinho” num show, eu indefectivelmente dizia não apenas que me apaixonara por ela através das gravações de Sandra de Sá e de Tim Maia: eu afirmava que cantá-la ao violão era só um modo de chamar a atenção para aquelas gravações. 

Como pode Feliciano dizer que “a imprensa foi rastrear” e descobriu que a música já tinha sido gravada por Sandra e Tim? Essas duas gravações eram sucessos radiofônicos. E como pode ele, sem piedade daqueles que com tanta confiança o ouvem em seu templo, afirmar que eu disse em entrevista coisa que nunca disse e nunca diria, ou seja, que o êxito inesperado de minha versão de “Sozinho” se deveu a eu ter mostrado a faixa a Mãe Menininha e esta ter-lhe posto uma bênção que, para Feliciano, seria trabalho do diabo? Mãe Menininha, figura importante da história cultural brasileira, já tinha morrido fazia cerca de dez anos quando gravei a canção.

É muita loucura demais. E muita desonestidade. Aprendi com meu pai os gestos da honestidade — e tomei o ensinamento de modo radical. Me enoja ver a improbidade. 

Feliciano sabe que eu nunca dei tal entrevista. Mas não se peja de impressionar seus ouvintes gritando que eu o fiz. Ele, no entanto, não sabe que eu jamais sequer mostrei qualquer canção minha à famosa ialorixá. Nem a Nossa Senhora da Purificação eu peço sucesso na carreira. Nunca pedi. Nem a Deus, nem aos deuses, e muito menos ao diabo.

Decepciono muitos amigos por não ser religioso. Mas respeito cada vez mais as religiões. Vejo mesmo no cristianismo algo fundamental do mundo moderno, algo inescapável, que é pano de fundo de nossas vidas. Mas não sou ligado a nenhuma instituição religiosa. Eu me dirigiria aqui àqueles que o são.

Os homens crentes devem tomar atitude mais séria em relação a episódios como esse. O que menos desejo é ver o Brasil dividido por uma polaridade idiota, em que, de um lado, se unem os que querem avanços nos costumes, e de outro, os que necessitam fundamentos de fé, ambos gritando mais do que o conveniente, e alguns, como Feliciano, saindo dos limites do respeito humano. 

Eu preferiria dialogar com crentes honestos (ou ao menos lúcidos). Não aqueles que já se põem a uma distância segura da onda neopentecostal. 

Eu gostaria de dialogar com um Silas Malafaia, de quem tanto discordo, mas que respeita regras da retórica e da lógica. 

Marina Silva seria ideal, mas poupemo-la. Não é preocupante, eu perguntaria a alguém assim, que um dos seus minta de modo tão escancarado? 

É fácil provar que nunca fiz aquelas declarações e é fácil provar que Sandra e Tim tiveram êxito com a obra-prima de Peninha. E que eu louvei esse êxito ao cantar a canção. Foram dezenas de milhares de brasileiros que ouviram. Se Feliciano precisa, para afirmar sua postura religiosa, criar uma caricatura caluniosa dos baianos e da Bahia, algo é muito frágil em sua fé. 

A maré montante do evangelismo não dá direito à soberba irrefreada. O boneco tem pés de barro. E cairá. Eu creio na justiça e na verdade. Esses valores atribuídos a Deus têm minha adesão irrestrita. Não sei que Deus sustenta a injustiça e a mentira. Ou será que é aí que o diabo está?


O BRUTAL E DESUMANO UNIVERSO DAS REDES SOCIAIS - Por Maik Oliveira

Desligue suas redes sociais! A frase pode parecer de um rigor extremo, mas é o que sugerem importantes nomes do Vale do Silício, ex funcioná...