segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A INVISIBILIDADE DOS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL

O desabafo de um índio brasileiro, uma aula para sociólogos, antropólogos, cientistas políticos, acadêmicos em geral que muitas vezes, do alto do conforto de sua redoma acadêmica, em seus discursos, parecem proclamar que conhecem mais de índio do que o próprio índio e esse "conhecimento" continua não sendo traduzido em ações concretas em benefício dos ignorados, desrespeitados e massacrados povos indígenas, que continua, a despeito de toda a produção de conhecimento, invisíveis para a sociedade brasileira!


sábado, 27 de outubro de 2012

Professora é demitida após divulgar fotos de escola alagada em Imperatriz

Imagens mostram alunos realizando prova segurando guarda-chuvas.
Secretário municipal disse que professora procedeu de forma errada.

Por Fernanda Libério
Do G1 - Maranhão

Após chuva, sala de aula do Colégio Municipalizado
Guilherme Dourado ficou alagada e alunos
 tiveram que se proteger com guarda-chuvas
 (Foto: Uiliene Araújo/Arquivo Pessoal)
A divulgação em redes sociais de fotos que mostram alunos fazendo prova embaixo de guarda-chuvas causou a demissão de uma professora do ensino municipal de Imperatriz (MA). As imagens causaram impacto e o caso ganhou repercussão na cidade. O secretário municipal de Educação, Zeziel Ribeiro da Silva, disse que a medida foi tomada porque a professora procedeu de forma errada. A reportagem foi sugerida por um internauta através do VC no G1.
Uiliene Araújo Santa Rosa, de 24 anos, foi afastada e teve seu contrato com a Prefeitura Municipal de Imperatriz encerrado nesta sexta-feira (26), após a publicação das fotos que mostravam uma sala de aula do Colégio Municipalizado Guilherme Dourado. Nas imagens é possível ver os alunos se protegendo com guarda-chuvas, além do chão da sala de aula alagado e buracos no telhado da instituição. De acordo com a professora, a intenção ao publicar as imagens era chamar a atenção para os problemas da rede municipal. “Não identifiquei o nome do colégio ou de qualquer funcionário da instituição, mas publiquei as fotos em meu perfil pessoal, pois acredito que não se deve ficar de braços cruzados diante de uma situação assim”, falou ao G1.
Após a publicação das fotos, Uiliene conta que percebeu que os colegas a tratavam de forma diferente. “Quando voltamos do feriado, percebi que os funcionários me olhavam de uma forma diferente e já não falavam comigo. Era por causa das fotos. Então começaram a boicotar minhas aulas. Não liberavam data-show ou televisão para que eu trouxesse material para os meus alunos, coisa que faziam para os outros professores”, afirmou ela.
Na mesma semana em que as imagens foram divulgadas, a professora conta que a Secretaria de Educação providenciou reparos imediatos no telhado da escola. No dia 25 deste mês, no entanto, Uiliene foi afastada de seu cargo na unidade Guilherme Dourado e na sexta-feira (26), a professora recebeu um comunicado que anunciava o encerramento de seu contrato com a Prefeitura Municipal de Imperatriz por atos de conduta incabível.
“Fui punida pela publicação das fotos e isso não é justo. É o tipo de coisa que acontecia na época da ditadura, mas estamos em uma democracia, não é? Ela [a diretora] não está agindo como uma gestora. Está tratando a escola como propriedade privada, mas a escola é de propriedade pública, é do município. Acredito na liberdade de expressão e em formar alunos com uma visão crítica, que não se conformem com as coisas do jeito que elas estão. Cresci vendo meu pai e meus professores reivindicando os direitos de educação e aprendi a dar valor a ela, então não poderia ficar de braços cruzados frente a essa situação”, relatou a professora.
Uiliene, que se formou no ano passado, começará a dar aulas no ensino superior, mas não pretende abandonar a luta pela valorização da educação fundamental. “Passarei a dar aula para o ensino superior, mas já dei aulas em várias escolas municipais desde a época da faculdade e sei o estado delas. Tenho um filho pequeno e fico pensando, será em um colégio como esse que ele terá que estudar?”, pergunta a jovem.
 
RepercussãoPublicadas em seu perfil pessoal no Facebook, as quatro fotos que mostram o estado da sala de aula do Colégio Municipalizado Guilherme Dourado já contam com quase 200 compartilhamentos e diversos comentários em apoio à professora e indignação diante da estrutura e atitude da unidade.
Em contato com o G1, o secretário municipal de Educação, Zeziel Ribeiro da Silva, confirmou a demissão da professora. De acordo com ele, Uiliene Araújo Santa Rosa é seletivada e seu contrato foi rescindido após a postagem da situação da escola nas redes sociais. O secretário afirmou que o episódio foi isolado e que a escola, que fica no parque São José, um bairro da periferia de Imperatriz, tem um dos melhores prédios entre as municipalizadas da cidade.
Ainda segundo o secretário, uma ventania ocorrida logo após a eleição destelhou a sala mostrada nas imagens e que no dia em que as fotos foram tiradas uma prova seria realizada, mas que a professora poderia ter evitado a situação. Zeziel alegou que em nenhum momento a professora procurou a direção da escola ou mesmo a Secretaria de Educação para denunciar o caso. Ele afirmou, ainda, que a demissão foi comunicada ao prefeito Sebastião Madeira, que autorizou o procedimento.
O secretário alegou que problemas internos não deveriam ser tratados em redes sociais e que a funcionária, efetivada há quatro meses, procedeu de forma errada. Ele afirma que não há perseguição contra a professora e que a medida administrativa também seria tomada em relação a outro funcionário que cometesse o erro.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

GOOD BUSINESS OPPORTUNITY;Bonne occasion d'affaires;Buena oportunidad de negocio

To my readers Americans and Europeans,

in view of the fact that social divorce around the world and also the changes taking place in modern society concerning the new configurations of family, was recently launched in Brazil the book 'The Anatomy of divorce: from dating to remarriage. "It is a material produced over 7 years of study that examines how does the couple separate. Since the beginning of dating, the differences in conceptions of the world, the issue of female employment and commitments to marriage, passing by family relationships, cultural formation. It also analyzes how each couple resolves its financial issues and the role of the Christian religion in the formation and dissolution of the marriage, how important this gives individuals the detriment of their own institutional interests and finally addresses questions concerning remarriage and how to deal with children that end up being innocently involved in the separation process. The book was very well accepted in Brazil and is in the process of dissemination nationwide. Now, we are looking for a publisher in the United States and Europe for a publishing and distribution partnership. Contains 18 chapters with completion in 158 pages and still is prefaced by Professor Ph.D. in sociology and pro rector at the University of Santa Cruz Elijah Guimarães Lins. Those interested can contact in Portuguese by phone (73) 8825 9450, or by e-mail: maik.35@ hotmail.com and still prefer is that through this blog's author page on the Internet. We look for a contact successful partnership.


A strong hugs to friends readers worldwide.
Maik Oliveira


Pour mes lecteurs Américains et les Européens,
en raison du fait que le divorce sociale dans le monde et aussi les changements qui s'opèrent dans la société moderne en ce qui concerne les nouvelles configurations de la famille, a récemment été lancé au Brésil le livre 'The Anatomy of divorce:. partir datant de remariage "Il est un matériau produit plus de 7 ans d'étude qui examine comment le couple se sépare. Depuis le début de la datation, les différences de conceptions du monde, la question de l'emploi des femmes et des engagements au mariage, en passant par les relations familiales, la formation culturelle. Il analyse également la façon dont chaque couple résout ses problèmes financiers et le rôle de la religion chrétienne dans la formation et la dissolution du mariage, l'importance de cette donne aux individus au détriment de leurs propres intérêts institutionnels et aborde enfin les questions concernant le remariage et la façon de traiter avec les enfants qui finissent par être innocemment impliqué dans le processus de séparation. Le livre a été très bien acceptées au Brésil et dans le processus de diffusion nationale. Maintenant, nous sommes à la recherche d'un éditeur aux États-Unis et en Europe pour une maison d'édition et de partenariat de distribution. Contient 18 chapitres avec achèvement en 158 pages et est toujours précédées par le professeur doctorat en sociologie et pro recteur de l'université de Santa Cruz Elie Lins Guimarães. Les personnes intéressées peuvent contacter en portugais par téléphone (73) 8825 9450, ou par e-mail: maik.35@hotmail.com et préfèrent encore, c'est que grâce à la page auteur de ce blog sur Internet. Nous recherchons un partenariat de contact réussie.


A fortes étreintes aux lecteurs amis du monde entier.
Maik Oliveira


A mis lectores norteamericanos y europeos,
en vista del hecho de que el divorcio social en todo el mundo y también los cambios que se producen en la sociedad moderna sobre las nuevas configuraciones de la familia, se puso en marcha recientemente en Brasil el libro "Anatomía de divorcio:. de fechar a nuevas nupcias" Es es un material producido a lo largo de 7 años de estudio que examina cómo hace la pareja separada. Desde el inicio de las citas, las diferencias en las concepciones del mundo, la cuestión del empleo femenino y de los compromisos del matrimonio, pasando por las relaciones familiares, la formación cultural. También analiza cómo cada pareja resuelve sus problemas financieros y el papel de la religión cristiana en la formación y disolución del matrimonio, la importancia de este da a los individuos en detrimento de sus propios intereses institucionales y, finalmente, aborda las cuestiones relativas a las segundas nupcias y la forma de tratar a los niños que terminan siendo inocentemente involucrados en el proceso de separación. El libro fue muy bien aceptado en Brasil y está en el proceso de difusión a nivel nacional. Ahora, estamos buscando una editorial en los Estados Unidos y Europa para un acuerdo de distribución y publicación. Contiene 18 capítulos con terminación en 158 páginas y todavía está precedida por el Profesor Doctor en sociología y pro rector de la Universidad de Santa Cruz Elías Guimarães Lins. Los interesados ​​pueden ponerse en contacto en portugués por teléfono (73) 8825 9450, o por correo electrónico: maik.35@ hotmail.com y prefieren aún es que a través de la página del autor de este blog en Internet. Buscamos una asociación de contactos de éxito.

Un abrazo fuerte a los lectores amigos alrededor del mundo.
Maik Oliveira


Aos meus leitores americanos e europeus,
tendo em vista o fato social divórcio em todo o mundo e também as mudanças que vêm ocorrendo na sociedade moderna concernentes às novas configurações de família, foi lançado no Brasil recentemente o livro 'A anatomia do divórcio: do namoro ao novo casamento". Trata-se de um material produzido ao longo de 7 anos de estudo que analisa como se dá a separação de um casal. Desde o início do namoro, as diferenças nas concepções de mundo, a questão do emprego feminino e os compromissos com o casamento, perpassando pelas relações de família, formação cultural. Analisa também como cada casal resolve suas questões financeiras e o papel da religião cristã na formação e dissolução do casal, qual a importância que esta dá aos indivíduos em detrimento de seus próprios interesses institucionais e finalmente aborda questões concernentes ao novo casamento e como lidar com os filhos que acabam sendo envolvidos inocentemente no processo de separação. O livro foi muito bem aceito no Brasil e encontra-se em processo de divulgação em todo território nacional. Agora, estamos procurando um editor nos Estados Unidos e na Europa para uma parceria de publicação e distribuição. Contém 18 capítulos com a conclusão em 158 páginas e ainda é prefaciado pelo professor doutor em sociologia e pró reitor na Universidade Estadual de Santa Cruz Elias Lins Guimarães. Os interessados podem entrar em contato em português pelo fone (73) 8825 9450, ou pelo e-mail: maik.35@hotmail.com e ainda se preferir através desse blog que é a página do autor na internet. Aguardamos contato para um parceria de sucesso.

Um forte abraços aos amigos leitores de todo o mundo.
Maik Oliveira





segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Eleições, promessas e pesquisa eleitoral

As eleições, especialmente nas pequenas cidades chegaram ao fim, salvo apenas em 50 cidades que enfrentarão um segundo turno. 

A chuva e a pouca educação, principalmente a pouca educação do eleitor, deixaram as ruas sujas, em alguns pontos o tráfego de pessoas ficou quase impossível.

Mas tudo transcorreu em clima de tranquilidade, uma verdadeira festa da democracia (ou será poliarquia?) e não podia ser diferente. No entanto, essas eleições me fizeram pensar em algumas situações que compõem o cenário eleitoral.

A primeira delas e mais simples, seria as respostas das seguintes perguntas: porque se permite, em tempos de sustentabilidade que os candidatos possibilitem aos seus correligionários uma enxurrada de santinhos, adesivos, cartazes, panfletos jogados em vias públicas, especialmente no dia da eleição? Que grande diferença faz, se sabemos que o eleitor já sai de suas casas com seus candidatos definidos? O que se vê é o absurdo de um sujeira vergonhosa possibilitada por aqueles que são diretamente responsáveis pela organização pública e social, ou ao menos é candidato a isso.

Cabe ao TSE, repensar mais esta situação. Já deu um grande passo quando acabou com comícios, uso de camisetas, agora falta solucionar os problemas que a permissividade de ações inúteis ainda causa.

Outra coisa interessante para se pensar é quanto às promessas políticas. No Brasil não é permitido a fabricantes e comerciantes em geral, prometer algo ao consumidor sem que tenham condições de cumprí-la, isso é enganar quem consome e constitui propaganda enganosa, fazendo com que enganadores paguem caro por tal ato, mas, vejam só a discrepância, ao político é permitido prometer, prometer e depois de eleito, desaparecer com suas promessas, deixando o eleitor com "cara de tacho" com a sensação de que foi enganado, algo que fere sua já cambaleante dignidade.

Penso, é chegada a hora da justiça brasileira criar mecanismos que forcem os políticos a cumprirem suas promessas, sob pena de se assim não o fizerem, serem inseridos na relação dos "fichas sujas", tornando-os inelegíveis.

Deixar essa cobrança nas mãos do eleitor é, até certo modo, injusto, pois a maioria dos eleitores não recebe em sua formação educacional, conteúdo suficiente para observar de modo crítico as questões sociais. Se para o comerciante é crime, por que não pode ser também para o político que é responsável entre outras coisas, de criar leis que regulem a vida social, visando a qualidade de vida da população?

Por fim, algo que tem me chamado a atenção, especialmente nessas duas últimas eleições. O trabalho dos chamados Institutos de Pesquisa de opinião tem sido duramente questionado.

Ultimamente tem aparecido no mercado, uma gama de pseudos pesquisadores atraída pela grana que esta atividade pode render, que tem apresentado resultados no mínimo passíveis de desconfiança. Só em Itabuna, foram publicados na reta final da campanha eleitoral, cinco pesquisas, cada uma com resultado diferente.

Cada uma dessas pesquisas dava como certa a vitória de um determinado candidato, e o pior, foram massificados na população com uma parcialidade infame. Me parece que não há um trabalho de fiscalização mais apurado dos órgãos competentes, para que este tipo de prática seja coibida.

A pesquisa de opinião deve ter como principal objetivo dar informações para que o cidadão faça uma análise do que ocorre ao seu redor. Ela não pode, sob hipótese alguma, pretender interferir no processo eleitoral.

O que fica à berlinda é o trabalho dos estatísticos, que claro, há profissionais sérios nessa área, o que nos deixa indignados é que existem muitos charlatões atuando na área, e esses, não entendem profundamente questões basilares na pesquisa de opinião e por isso mesmo, o fazem para atender apenas o lado que lhe interessa.

Em Salvador, por pelo menos duas vezes nas últimas eleições, vimos equívocos com relação ao resultado das pesquisas. Na primeira eleição de Wagner para governador, as pesquisas indicavam vitória em primeiro turno de Paulo Souto. Já agora, nessas eleições de 2012, as pesquisas indicavam vitória de Pelegrino para prefeito da capital. Nas duas, os resultados foram contrários ao que a pesquisa apontava.

Sabemos que um pesquisa de opinião não pode ter a pretensão de ter 100% de acerto, mas ela deve ter o compromisso moral de trabalhar e tratar os dados de modo científico e precisa ter compromisso com a ética e a imparcialidade.

Do modo como vem acontecendo, surge a dúvida: para quem esses tais pesquisadores estão a serviço? Da ciência ou do poder financeiro e político que os contratam? É necessário ainda muitas mudanças para que o processo eleitoral se aproxime de fato da tão sonhada democracia.

O BRUTAL E DESUMANO UNIVERSO DAS REDES SOCIAIS - Por Maik Oliveira

Desligue suas redes sociais! A frase pode parecer de um rigor extremo, mas é o que sugerem importantes nomes do Vale do Silício, ex funcioná...