domingo, 25 de março de 2012

Está namorando? Noivo? Vai casar? Não deixe de ler o livro "A Anatomia do Divórcio - do Namoro ao Novo Casamento

O livro A Anatomia do Divórcio, escrito de forma inteligente e evocativa, contém reflexões e estados de alma que exprimem, através de um olhar fecundo do autor, uma lógica relacional entre imagens postas em papel com um invólucro contempo-râneo, diáfano e as vicissitudes do passado, esperanças do presente e do futuro, animadas por interpretações de forma analítica e construtiva do microcosmo das relações conjugais e suas crises.
Cada capítulo desenvolve tópicos que abordam o “ciclo vital da família” nos quais, são discutidos atitudes e comportamentos que às vezes se repetem nos capítulos seguintes, contudo, mantendo uma sequência sistematizada e exemplificada de questões de gênero, casamento e emprego feminino, arranjos familiares pelos compromissos e não pelo amor, os filhos do divórcio, oportunizando uma discussão dos conhecimentos que tínhamos para iniciar um novo aprendizado mais adequado à etapa de vida em que nos encontramos.
Claramente idealizado pelo efeito sistêmico de nossas crises em relação aos institutos família e divórcio, o livro aponta o sentido dos valores fundamentais concernentes à igualdade e à dignidade humana, perpassando pelas representações simbólicas sobre o medo do futuro, a posição da mulher no casamento, a luta pelo equilíbrio das contas e dos dias, o sabor da liberdade, a solidão da espera, mostrando-nos que nem sempre qualquer momento é o momento certo para se recomeçar.
Mesmo tratando-se de uma obra ficcional, sua intenção explícita é a tese da defesa do núcleo familiar numa sociedade cada vez mais individualista. A tessitura que enleva a narrativa enfatiza a discussão de saber como as gerações mais novas nesse contexto, serão capazes de produzir uma família que atenda a tantas necessidades, permita tanta liberdade sem a degradação familiar.
Um livro como este, ao buscar conhecimento para fora da academia, certamente, pode nos ajudar. Não somente por causa do seu proverbial otimismo, mesmo pautando-se na antinomia entre o sonho e a realidade que se aloja na ilusão fecunda, mas principalmente porque seu texto nos infunde sensível esperança.
O resultado se mostra muito atraente. Uma abordagem ao mesmo tempo comovente, acessível e introspectiva que pode ser cotejada com nossas próprias experiências, tarefa imensamente facilitada pelos relatos que o autor propicia em cada capítulo. Sem dúvida, somos agraciados com uma nova compreensão das mudanças e transformações que o tempo produz na rotina das relações conjugais.

Elias Lins Guimarães
Sociólogo, Pró-reitor de Graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz –Bahia - Brasil

terça-feira, 13 de março de 2012

Confirmada a participação de Roger Chartier no 3º Congresso Internacional CBL do Livro Digital

palestrante congresso roger.jpg
No Brasil, depois de Lévi-Strauss,
Roger Chartier. 
O  professor e historiador frances Roger Chartier, participará do evento e falará sobre O Autor: peça chave para um mundo de leitores. Chartier, especializado em história da leitura, é membro do Centro de Estudos Europeus da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e recebeu o título de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras do governo francês. Também leciona na Universidade da Pensilvânia, nos EUA, e viaja pelo mundo proferindo palestras. Veio várias vezes ao Brasil, onde é, depois do antropólogo Claude Lévi Strauss, o intelectual francês contemporâneo que mais influencia estudantes de ciências humanas.
Outros importantes nomes do mercado editorial nacional e internacional que estarão presentes no Congresso são: Juergen Boss; Lynette Owen e Jens Bammen, que falarão sobre o direito autoral aplicado ao livro digital; Bill McCoy e Eduardo Melo abordarão as implicações do padrão ePUB; Ronald Schild, abordará o poder das plataformas de distribuição; Henrique Mota, falará sobre o impacto do livro digital nas livrarias; Roberto Bahiense e Renato Gosling, falarão sobre as inovações das publicações com aplicativos; Claire Nguyen, apresentará A Biblioteca Digital: apresentação de case e Regina Scarpa, falará sobre o livro digital na sala de aula.
 As inscrições para o 3º Congresso internacional CBL do Livro Digital estão abertas: grupos e inscrições antecipadas têm desconto. O Congresso acontece dias 10 e 11 de maio, no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo. Oportunidade única de estar no lugar certo na hora exata, ouvir o que Chartier tem a nos dizer é impagável, vale a pena o esforço de participar desse importante evento.



domingo, 11 de março de 2012

LANÇAMENTO - LIVRO A ANATOMIA DO DIVÓRCIO - Do Namoro ao Novo Casamento

Apresento aos meus amigos internautas, os que estão sempre visitando esse blog e aqueles que estão chegando, a realização de um sonho. 

Durante cerca de 7 anos trabalhei intensamente para produzir um material literário que pudesse ser e conter opções de respostas para uma questão que tem chamado a atenção de quase todos os seguimentos da sociedade - o divórcio. 

Como já vivi a experiência e senti na pele as consequências do desenlace, muitas eram as questões para as quais, ainda que muito ouvisse, não encontrava respostas satisfatórias. No entanto, apesar do grande desafio que nele reside, o casamento ainda é, sem dúvida alguma, o sonho de nove, entre cada dez pessoas, pois promove em cada indivíduo a sensação de completude. 

Viver ao lado de alguém, não é apenas desfrutar de sua presença, é compartilhar alegrias, projetos, anseios, é unir forças para vencer os mais variados desafios. O maior destes desafios, porém, é sem dúvida alguma e exatamente, encontrar alguém disposto a tudo isso, ou que se encaixe se não perfeitamente, ao menos que se aproxime do nosso tipo ideal. E essa referência não deve, se assim não acontecer, motivar a culpa, ou o repugnante pensamento: ele ou ela não serve pra mim, é algo que diz respeito a história de cada um, subjetivo, contextual. 

Milhares de pessoas iniciam sua vida matrimonial com esperança de que ali selou seu destino ao lado da pessoa amada, um pouco mais à frente, no entanto, descobre quantas diferenças existem entre os dois e como será difícil suportar a carga advinda de cada uma delas, e o divórcio então, acaba, para um número cada vez maior de pessoas, sendo a saída, trazendo consigo tristeza, frustração, desilusão, não apenas para o casal, mas para todos que estão a eles diretamente ligados.

Foram questões como estas que me motivaram a empreender um grande esforço, o projeto "A anatomia do divórcio - do namoro ao novo casamento" que durou quase uma década de estudos e reflexão, um esforço permeado com as novas descobertas que foram sucedendo no dia a dia na universidade com a formação de cientista social, depois como professor, o contato com os estudantes e seus pais, professores, a nova realidade da minha vida. 

Foram mais de 100 entrevistas, inúmeras anotações, rascunhos, algumas guardadas outras lançadas fora, momentos tensos e de extrema alegria. Desta forma, acredito que neste livro que agora apresento para toda a sociedade, o leitor, encontrará respostas para perguntas capitais que povoam as mentes, desde os jovens namorados, passando pela vida de casados, até aqueles que estão enfrentando ou já enfrentaram o divórcio. 

É uma obra que ousa apontar caminhos que servirão como prevenção aos problemas conjugais, estes que podem ser vislumbrados desde o namoro. Que aponta como lidar com o sentimento de culpa quando o divórcio se apresentou como a única saída, e finalmente, coloca-se como aliado quando é difícil acreditar no recomeço. 

Depois desta leitura, certamente o leitor se sentirá mais preparado para dar o passo mais importante de sua vida ou apto para reescrever sua história de modo mais assertivo. Jovens, adultos, casados, divorciados, aqueles que buscam o recomeço com o mesmo amor ou com um novo amor, serão contemplados com a leitura deste livro “A ANATOMIA DO DIVÓRCIO – Do Namoro ao Novo Casamento”. 

Garanto: vai valer a pena cada centavo investido, cada minuto gasto em sua leitura e cada página virada.

Entre em contato diretamente com o autor através do e-mail: maik.35@hotmail.com, ou pelo telefone 73 8825 9450.

quarta-feira, 7 de março de 2012

O deputado - uma instituição de caridade!

Tudo continua como antes.
Um deputado estadual no Maranhão, depois do apelo popular e por força da lei,  ao ver seus salários caírem para 15 anuais dos 18 que recebia, saiu com esta máxima: " se vocês forem na conta de qualquer um deputado aqui, vai ver que no dia 15 já não há mais dinheiro, pois temos que ajudar muita gente, o deputado é uma instituição de caridade".

Outra deputada disse: deputados gastam muito, precisam viajar, ajudar as pessoas é uma pena esta diminuição nos nossos salários". Seria hilário não fosse trágico.

É vergonhoso quando pensamos que um deputado abocanha quase 400 mil reais de salários por ano, enquanto um professor recebe míseros R$1.450,00 mensais para trabalhar 40 horas, e ainda tem que ver estes mesmos deputados unindo forças para não pagar tal salário ao professor pois argumentam: é incompatível com a realidade dos cofres públicos.

Era assim na antiguidade quando a sociedade estamental se subdividia entre nobreza, clero e terceiro estado, este último tinha que conviver com as migalhas e humilhação dos primeiros.

Hoje, assistimos muitas vezes passivos, uma classe de pessoas,em sua maioria desprovidos de qualquer formação, mas munidos de esperteza, subjugar a maioria, e mais do que isto, o fazem descaradamente, como se as pessoas fossem meros bobos de uma corte onde eles, legitimados pelo sufrágio universal e favorecidos pela ignorância popular, ditam as regras, estabelecem suas próprias normas e dizem quanto querem ganhar.

É como disse Arnaldo Jabor...são todos filhos da "pátria que os pariu". Este é o lado podre da santa democracia! Com todas as vantagens deste tipo de governo, o democrático, as vezes penso que ele não serve para o Brasil, mas depois também penso, a ditadura também é podre, enfim, surge então a pergunta: quem não presta?  O tipo de governo estabelecido para dominar ou o tipo de povo que a ele se submete? Que dilema!

O problema é o sistema ou a nação que não produz seres capazes de fazer o sistema funcionar de modo mais justo, visando o interesse comum e não o pessoal? Chupa essa manga!

sexta-feira, 2 de março de 2012

CANDIDATO DE IBICARAÍ É O CAMPEÃO DO CONCURSO REDA EDUCAÇÃO 2012

O último concurso Reda da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, ofereceu 3.302 vagas, sendo 1.093 para Professor e 2.209 para Assistente de Atividade Administrativa. Mesmo sendo uma atividade temporária (2 anos) contou com 105.000 candidatos, o resultado foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta semana e revelou alguns dados curiosos. Gastei um tempo danado para fazer o levantamento das melhores notas para quem concorreu para Assistente de Atividade Administrativa, o que o leitor verá a seguir sãos os nomes e notas do melhor candidato por DIREC, uma observação especial para a Direc 6 e Direc 7, Ilhéus e Itabuna respectivamente, onde  destaca-se a  melhor nota da Direc 7, que não foi de Itabuna, mas do candidato VINÍCIUS BARBOSA SANTANA de Ibicaraí que por sinal obteve  a melhor nota do Estado: 796.4399.

DIREC 1A
Antonio dos Santos Miranda - 792.3804 - Salvador
DIREC 1B
Tamiles dos Santos Lima - 780.4680 - Salvador
DIREC 2
Wilker César de Queiroz Almeida - 759.8004 - Feira de Santana
DIREC 3
Wilton Oliveira dos Santos - 760.3173 - Entre Rios
DIREC 4
Iago Luiz Colonnezi - 741.4392 - Santo Antonio de Jesus
DIREC 5
Fabrício Conceição - 757.9400 - Valença
DIREC 6 - ILHÉUS
Roney Santana de Almeida Lima - 726.2072 - Ilhéus
DIREC 7 - ITABUNA
Vinícius Barbosa Santana - 796.4399 - Ibicaraí
Diego Franco da Costa - 750.7379 - Itabuna
DIREC 8
Bruno Elington Guimarães de Araújo - 742.0637 - Eunápolis
DIREC 9
Paulo Moraes Neto - 739.3355 - Caravelas
DIREC 10
Josefa Cristiane Alves de Matos - 740.8419 - Sítio do Quinto
DIREC 11
Luciano Robson dos Santos - 746.1947 - Nova Soure
DIREC 12
Antoniaurea de Araújo Oliveira - 768.5054 - Retirolândia
DIREC 13
Tiago Menezes de Oliveira - 761.3226 - Itiruçu
DIREC 14
Alan Almeida Queiroz - 760.1155 - Itapetinga
DIREC 15
Elias Fonseca Martins - 759.6586 - Curaçá
DIREC 16
Rosa Tereza Santos Neri - 729.8654 - Jacobina
DIREC 17
Verônica Alves - 716.8365 - Mundo Novo
DIREC 18
Júlio César Moreira dos Santos - 762.1197
DIREC 19
Edmilson de Jesus Santos - 715.6931 - Tanhaçu
DIREC 20
Angela Luísa dos Santos Silva - 746.1183 - Vitória da Conquista
DIREC 21
Henrique Oliveira de Araújo - 777.8345 - Bititá
DIREC 22
Uglécia de Souza Cruz - 784.5769 - Buritirama
DIREC 23
Carlos André de Oliveira - 761.6262 - Rio do Pires
DIREC 24
Tiago Aparecido Alves Araújo - 705.4738 - Caculé
DIREC 25
Ana Paula Jorge de Oliveira - 718.2377 - Santa Rita de Cássia
DIREC 26
João Frasano Oliveira da Silva - 767.0605 - Santana
DIREC 27
Fernanda Mendes de Souza - 739.3566 - Seabra
DIREC 28
Fernanda da Silva Lima - 756.8122 - Campo Formoso
DIREC 29
Rafael Nunes Cordeiro - 730.3001 - Amargosa
DIREC 30
Leonardo Alves de Souza P. Santos - 729.8284 - Palmas de Monte Alto
DIREC 31
Franciane dos Santos Santana - 735.1175 - Terra Nova
DIREC 32
Alex Sandro Souza Brito - 726.7802 - Maragogipe

Parabéns aos campeões de cada Direc, os candidatos a Assistente de Administração.
Postaremos em breve a relação dos campeões, candidatos a professor.

O BRUTAL E DESUMANO UNIVERSO DAS REDES SOCIAIS - Por Maik Oliveira

Desligue suas redes sociais! A frase pode parecer de um rigor extremo, mas é o que sugerem importantes nomes do Vale do Silício, ex funcioná...