quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

UM ABSURDO INFLAMÁVEL

Um questionamento tem tomado conta do pensamento da maioria dos brasileiros. Porque os combustíveis nacionais são tão caros, comparados a outros países inclusive os da América do Sul que sequer conseguem produzir petróleo? A pouco tempo a Petrobrás anunciou com muito orgulho que o Brasil alcançou sua autonomia no que diz respeito a produção de petróleo, ou seja, o país produz mais do que precisa para o seu consumo, e claro, ainda exporta petróleo e seus derivados para países vizinhos como Peru e Colômbia. Mas o que nos deixa atônitos é como pode o combustível nesses países importadores ser mais barato do que em nosso país? O que constatamos depois de severa observação é que aqui, reina um monopólio petrolífero dos mais absurdos quando o assunto é ditar regras para o preço do produto inflamável. A Petrobrás diz como tem que ser, como deve ser e por quanto dever ser vendido o litro de combustível no país. Se pararmos para observar, veremos que a quantidade de postos BR espalhados pelo Brasil é estarrecedor.
É uma forçassão de barra para que o consumidor não tenha muitas opções e pare sempre frente às bombas da rede Petrobrás. Na rodovia que liga Porto Seguro a Eunápolis no Extremo Sul da Bahia há cerca de seis postos BR enquanto outras bandeiras aparecem com apenas um posto, e o pior, ainda constatamos que o preço do postos concorrentes é menor do que os da monopolizadora estatal.
Você pode estar perguntando: O que fazer, se não podemos parar de consumir combustível? A resposta é simples e na próxima postagem estarei colocando à disposição do leitor o que um economista paulistano pensa, e particularmente acredito que pode funcionar...é a lei da oferta e da procura tão estudado no ramo da economia...em um primeiro momento poderia dizer que basta que os consumidores brasileiros passem a não abastecer nos postos Petrobrás, preferindo postos de outras distribuidoras, assim, a procura nos postos estatais diminuem e eles serão obrigados a baixar os preços para reconquistar seus clientes o que forçará os concorrentes a fazerem o mesmo, pensem nisso, darei detalhes de como funciona no próximo post...abraço a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar, sua opinião é muito importante.

O BRUTAL E DESUMANO UNIVERSO DAS REDES SOCIAIS - Por Maik Oliveira

Desligue suas redes sociais! A frase pode parecer de um rigor extremo, mas é o que sugerem importantes nomes do Vale do Silício, ex funcioná...