Até o dia 17 de maio estaremos trabalhando no Mais Educação do Colégio Sesquicentenário de Itabuna - CISO, com a temática "Relacionamentos pessoais". Essa semana especificamente, estou abordando o tema "Tornando-se um sucesso real" baseado na obra de John Maxwell, "Dando a volta por cima" que enfatiza, para ter uma vida promissora e regada com felicidade é necessário entender que o sucesso não é algo para ser alcançado e sim para ser vivido, dia a dia. Hoje trabalhei com a turma B do Mais Educação vespertino e na segunda metade da aula pedi para que eles desenhassem e escrevessem algo sobre o tema abordado, sobre o que imaginam ou sonham para o futuro deles e finalmente como estamos às vésperas do dia das mães, pedi também que eles indicassem a maior retribuição que gostariam de dar às suas mães ou pessoas que cuidam deles, eis as respostas:
1. Ana Saiury, 13 anos, estudante na 6ª série.
"Hoje eu gostei sim da aula, gostei que o professor falou de sucesso, sobre relacionamento, equipe, atitude e liderança. O que quero para mim no futuro é me formar em Direito".
Para a mãe dela, desenhou uma casa, com caminhos floridos, árvores frutíferas num dia de verão. Será que pretende se formar em Direito, ganhar dinheiro e dar de presente um sítio para a mãe? Rsrsrs.
2. Arthur, 11 anos, estudante na 5ª série.
"A aula falou sobre relacionamento, porque o relacionamento nos ajuda a crescer na vida, quero no futuro virar um homem de sucesso, ser uma boa pessoa, ter um bom emprego e uma vida melhor".
Para a mãe dele, sonha em dar um carro, uma casa e muito dinheiro como agradecimento por ter cuidado dele.
E muito carinho, amor e atenção também viu Arthur, ela vai adorar isso de você.
3. Brendha Lima, 13 anos, estudante na 6ª série.
"A aula foi legal, aprendi que preciso dar valor a mim mesma, foi ótima! No futuro quero ser fotógrafa e para a minha mãe eu quero toda a felicidade do mundo, pois ela me aguentou nove meses na barriga, então espero que ela tenha orgulho de mim. Eu quero dar muito dinheiro para ela".
Hum! Brendha, o mesmo conselho que dei para Arthur, além de grana que sempre faz bem, dê muito afeto, carinho para a mamãe, é possivel que ela prefira primeiro isso depois a grana. Rsrsrsrs!
4. Davison Santos, 13 anos, estudante na 6ª série.
"A aula falou sobre o sucesso e o fracasso na vida, falou como devemos nos relacionar com as pessoas, falou como trabalhar e se dar bem em equipe, falou como ser alguém de atitude, falou sobre liderança e responsabilidade. Para minha vó querida eu queria dar uma carro".
Realize o sonho dela Davison, parece que ela quer você no topo, feliz e realizado!
5. Maria Eduarda Nunes, 11 anos, estudante na 5ª série.
"Eu entendi que relacionamento, equipe, atitude e liderança é um caminho que precisa ser construído com sucesso e para ser sucesso precisa-se de liderança. Então vamos acreditar que o sucesso é possivel pois é o melhor futuro para todos. Espero ser no futruro uma Médica, para dar otgulho a minha mãe, Elaine, e minhas tias Vanessa e Camila, além de minhas avós, Nita e Nivalda e meu querido pai. Agradeço também aos professores do CISO que já me deram aulas."
No final ela ainda deixa um recadinho: "todos devem seguir o sucesso e deixar que o fracasso seja envergonhado". Valeu Maria Eduarda!
6. Rafael Santos, 16 anos, estudante na 8ª série.
"Hoje na sala de aula, aprendi muita coisa bacana com o professor, sobre o caminho que temos que seguir e o futuro que mais queremos. Eu também percebi que um bom relacionamento entre as pessoas é de fundamental importância para podermos ter um futuro promissor. Também devemos escolher as pessoas com quem andamos, pois o nosso futuro depende disso, tem um ditado que diz: "diga com quem andas que eu te direi quem és". Para mim eu quero um futuro brilhante com muitas oportunidades de emprego. Para a pessoa que cuida de mim, quero dar a ela um futuro digno, poder retribuitr a ela tudo o que faz por mim, para ela perceber que não é em vão, que ela é a razão do meu viver, pois amor só de mãe".
Muito bonito e significativo Rafael, com certeza sua mãe vai gostar de ler isso, parabéns!
7. Vinícius Novaes, 15 anos, estudante na 7ª série.
"Hoje gostei sim da aula, gostei porque o professor falou de sucesso, sobre relacionamento, atitude, liderança e equipe. Eu quero me formar em Educação Física e ser jogador de futebol profissional. O meu maior sonho é dar uma casa bem grande para a minha família".
Boa área profissional para atuar Vinícius, poderá sim realizar seus sonhos, é só perseverar e ter atitude sempre! Quanto a jogar futebol, espero que você seja bom mesmo e jogue no Mengão...rsrsrs
8. Jéssica Alves, 13 anos, estudante na 6ª série.
"A aula foi interessante para refletirmos sobre o futuro. Achei interessante a encruzilhada da vida, o momento de escolhermos entre o fracasso e o sucesso. Quero no futuro terminar os estudos, fazer um curso superior e constituir uma boa família, com pessoas que gostam de mim de verdade, do jeito que eu sou. Quero me formar em duas áreas: Psicologia e Direito, através da minha profissão ajudar as pessoas. desejo que minha mãe me veja como uma pessoa esforçada, batalhadora e merecedora daquilo que tem".
Muito bem Jéssica, bons anseios, espero e torço para que você consiga chegar lá!
9. José Reis Neto, 14 anos, estudante da 8ª série.
"Aprendemos que para podermos caminhar no sucesso devemos saber nos relacionar, escolher os amigos que possam nos ajudar nas decisões da vida, ter atitude real para poder ser alguém na vida e por fim saber se controlar e nas ações do outro ter reações corretas para demonstrar nosso bom caráter. No futuro quero ser um professor, pois quero falar aos outros aquilo que aprendi hoje e compartilhar todo o meu conhecimento. Quero dar para minha mãe, amor, carinho presente, que ela tenha oprgulho de mim, saber que eu posso fazer de tudo para agradá-la".
Excelente reflexão José, sensata e bem racional, que bom saber que você quer ser um professor, junte-se a nós nessa missão maravilhosa de formar bons cidadãos.
10. Karen Eduarda, 12 anos, estudante na 6ª série.
"Eu gostei da encruzilhada da vida, a escolha que fazemos entre o sucesso e o fracasso. Aprendi que se escolher o fracasso serei infeliz, prisioneira de circunstâncias e se escolho o sucesso terei dignidade e liberdade. Eu escolho o sucesso claro, todo mundo quer ser cantora, modelo, atriz, dançarina e tantas outras coisas. Eu quero ser feliz, dar um bom exemplo e muita alegria para a minha família. Para minha mãe quero ser uma boa filha e amar muito ela, quero construir uma família como ela me ensinou. Amar e ser amada".
Que bom Karen, sonhos lindos, desejos maravilhosos, boas escolhas, siga esse caminho com atitude, você vai conseguir.
11. Rafaela Aguilar, 13 anos, estudante na 6ª série.
"Gostei porque o professor sabe explicar direitinho o assunto, gostei muito da aula e queria ter mais vezes. Para o meu futuro, desejo ser advogada e quero também que minha família me visse no futuro como uma pessoa feliz e realizada com a profissão que escolhi".
Muito grato Rafaela pelo elogio, vamos nos encontrar mais vezes sim, boa profissão que você escolheu, estude, estude muito e com afinco, e assim você vai realizar seu desejo.
12. Thiago Jesus, 12 anos, estudante na 6ª série.
"Aprendi que todos nós somos iguais e que existem dois caminhos para a vida, a escolha do
caminho certo é de nossa inteira responsabilidade, ninguém pode decidir por nós, nem nosso pai, nem nossa mãe, só nós podemos decidir pelo caminho do sucesso ou do fracasso. No futuro gostaria de ser jogador de futebol se Deus quiser, mas se ele não quiser vou ser outra coisa. Eu quero retribuir para minha mãe o mesmo cuidado que ela teve por mim, não vou fazer como muitas pessoas ingratas que colocam seus pais em um abrigo".
Legal Thiago, mas lembre-se, é verdade que é você quem escolhe, mas seus pais participam no auxílio para que você faça boas escolhas, assim como seu professor. São bons seus pensamentos, torço pela sua felicidade.